Quem somos

A Rede A Ponte é uma rede de mulheres especialistas nos mais diversos temas de política pública criada com o propósito de fortalecer a carreira de mulheres na política e aumentar a representatividade da democracia brasileira.

Por que existimos

O Brasil está entre os países com os piores índices de paridade de gênero na política da América Latina. As mulheres correspondem a 18% do total de eleitos na Câmara dos Deputados e apenas 7% no Senado. Nos municípios, a situação é ainda mais alarmante: 955 câmaras municipais não têm uma mulher eleita (dados do TSE levantados pela Rede A Ponte).

Ou seja, cerca de 10 milhões de mulheres brasileiras não têm representatividade política a nível municipal.

Mesmo após eleitas, as mulheres enfrentam diversas barreiras para seguir uma carreira na política. O isolamento político, a ausência de domínio da linguagem institucional e a falta de equipe para lidar com desafios técnicos são problemas que atingem principalmente as eleitas no começo da carreira política, como vereadoras e deputadas estaduais.

Nossa atuação

Desde 2020, a Rede A Ponte atua para mudar essa realidade, aumentando a representatividade da democracia brasileira ao:

Apoiar mulheres eleitas no legislativo ou em altos cargos do executivo que almejam seguir na política, através de assessorias individuais, cursos e ferramentas de dados.

Promover políticas públicas desenhadas com base em dados e evidências, e implementadas com rigor técnico para chegar nos grupos mais vulneráveis.

Apoiar a carreira política de mulheres que já estão dentro da política é nossa aposta para aumentar a representatividade real em espaços de poder.

Você já ouviu falar das micorrizas?

A rede é o elemento principal dA Ponte enquanto organização. A inspiração para criar essa rede veio da mãe natureza. Muitas vezes, acredita-se que as árvores são solitárias, porém elas tem uma rede subterrânea de fungos que as conectam, as micorrizas. Através dessa rede, elas trocam mensagens e nutrientes, apoiando o crescimento umas das outras. No contexto da democracia brasileira, a Rede A Ponte atua como as micorrizas junto às mulheres na política.

A nossa Rede é composta por mulheres economistas, sociólogas, juristas, administradoras, cientistas políticas e mais. Acreditamos fortemente que o conhecimento produzido na academia pode contribuir com o desenvolvimento de políticas mais assertivas, por isso utilizamos evidências e dados para elaborar diagnósticos e então traduzimos esse conhecimento na linguagem do jogo político institucional, criando uma ponte entre a academia e a política.

Equipe

Amanda de Albuquerque

Diretora Executiva

Doutora e Mestre em Economia pelo PUC-Rio e graduada em Relações Internacionais pela UnB, Amanda trabalhou no Ministério do Desenvolvimento Social e coordenou uma pesquisa com o Ministério da Saúde de Moçambique. Também lecionou cursos de políticas públicas e impulsionou a criação do Comitê de Diversidade e Inclusão do Departamento de Economia na PUC-Rio.

Cláucia Faganello

Coordenadora de Pesquisa

Doutoranda em Administração na PUCRS e mestre em Sociologia pela UFRGS, Cláucia é também Especialista em Gestão Pública Municipal pela UFRGS e Graduada em Direito pela UniRitter. Atuou como docente universitária, consultora multidisciplinar e assessora de movimentos sociais.

Lauana Chantal

Coordenadora de Projetos

Assistente Social, Pós Graduada em Gestão Estratégica em Políticas Públicas. Trabalhou como Assessora Parlamentar no mandato compartilhado "Gabinetona" e no mandato da Dep. Federal Áurea Carolina. É referência em violação de Direitos Humanos, relações étnico-raciais e gênero e articulação com órgãos públicos, organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Faz parte Rede Nacional Feminista Antiproibicionista (RENFA).

Maria Mercadante

Gestora de Projetos

Mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, PUC-SP, UNICAMP), Maria é especialista em Relações Internacionais Contemporâneas pela UNILA e graduada em Relações Internacionais pela UNISINOS.

Rhaysa Ruas

Gestora de Estratégia e Desenvolvimento Institucional

Doutoranda e Mestre em Teoria do Direito pela UERJ, professora, advogada popular e mãe de Luiza Niara e Dandara Manuela. Trabalha na interseção do Direito, Economia Política Feminista e Teoria Social Crítica, sendo seus principais interesses de pesquisa relacionados a estudos de raça e gênero, políticas públicas e regulação estatal. Foi professora da ESS/UFRJ (2022-2023) e pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia/UCSB pela Fulbright (2020-2021). Como advogada e pesquisadora na área de direitos humanos, prestou consultoria para diversas ONGs nacionais e internacionais nos temas de violência contra Defensores de Direitos Humanos e Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Trabalhou como pesquisadora e assistente de advocacy na Anistia Internacional Brasil (2017-2019) e como Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

Stéffane Azevedo

Coordenadora de Comunicação

Jornalista e fotógrafa independente, residente no município de Tefé, Amazonas. Minha atuação profissional concentra-se na cobertura de questões complexas, como os impactos socioambientais, violações de direitos humanos, problemáticas envolvendo povos indígenas, direitos das mulheres e racismo ambiental. Produziu o documentário Politize e Delibera, que explora a realidade da população em situação de rua e o fenômeno do apagão eleitoral. Cursa a pós-graduação em Direitos Humanos no Contexto de Políticas Públicas pela PUC Minas.

Vitória Daier

Assistente de Projetos

Doutoranda em Administração Pública pela FGV-EBAPE, mestre em Economia pela UFRJ e Bacharel em economia pela PUC-SP, Vitoria foi assistente de pesquisa no Climate Policy Initiative. Seus temas de pesquisa são relacionados à educação, mercado de trabalho e gênero.

Vivi Linares

Assistente de Projetos

Cientista Social pela UFF, Viviane tem vasta experiência em coordenação de pesquisa de campo e coleta de dados. Atualmente estuda UX Research, gerencia projetos, prepara entrevistadores e auxilia doutorandos em estudos randomizados.

Tatiana Ruediger

Assistente de Arte e Mídias Sociais

Mestre em Sociologia pelo IESP-UERJ e graduada em Economia pela FGV, Tatiana trabalhou na área de políticas públicas antes de decidir migrar para a área de Artes Visuais. Desde 2019, tem trabalhado como social media, designer, fotógrafa, filmmaker e bordadeira.

Ângela Jardim

Gerente Administrativa-Financeira

Bacharel em Turismo pela UFOP, com MBA em Gestão de Comunicação e Marketing pela USP, Angela trabalhou com todo tipo de eventos por anos, até que migrou para o backoffice, onde continua organizando, planilhando e cuidando das pessoas e do espaço interno.

Lilian Corôa

Assistente de Pesquisa

Ativista das lutas socioambientais, agroflorestais e agroecológicas, defende a valorização dos saberes ancestrais, onde a mulher negra de comunidades tradicionais e da zona rural sejam protagonistas de sua história. Bacharel em Administração Pública pela UNILAB, é Especialista em Urbanismo Social pelo INSPER e em Educação no Campo pela UNEB, e Mestranda no Programa de Estudos Territoriais pela UNEB. É Assistente de Pesquisa do Núcleo de Pesquisa dA Ponte.

Taís Moraes

Assistente de Pesquisa Quantitativa

Mestranda em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP, na área social e do trabalho, e graduada em Ciências Econômicas na mesma instituição. Ampla experiência de pesquisa sobre diversidade no mercado de trabalho e desigualdades socioeconômicas, principalmente gênero e trabalho, domicílios chefiados por mulheres, trabalho doméstico e integração da população negra no mercado de trabalho.

Marina Marques

Assistente de Projetos

Mestra em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da UFMG. Marina é graduada em Economia pela UFJF. Possui Interesses de pesquisa em economia social e aplicada, com ênfase no mercado de trabalho e estratificação social. É Assistente de Projetos da Diretoria Executiva nA Ponte.

Beatriz Rodrigues

Analista Jurídica e Administrativa

Graduada em Direito pelo UniCEUB e especialista em Processo Civil pelo IDP, atuou na advocacia contenciosa cível e trabalhista e como colaboradora voluntária no Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do DF. Na Rede A Ponte, atua auxiliando o Administrativo-Financeiro e o Núcleo de Pesquisa. É Analista Jurídica e Administrativa dA Ponte.

Tamara Lopes

Assistente de Comunicação

Jornalista, analista de redes sociais e fotógrafa. É mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará, formada em Comunicação Social - Jornalismo (UFC), especialista em Cinema e Audiovisual e MBA em Comunicação e Semiótica (ambos pela Universidade Estácio de Sá). Trabalha com Comunicação do Terceiro Setor e possui uma abordagem ligada aos Direitos Humanos e Antirracismo.

Conselho Administrativo

Mariana Carvalho

Presidente

Debora Thome

Natalie Victal

Rodrigo Fiães

Lara Barreto

Conselho Fiscal

Paula Pedro

Julia Fontes

Quem nutre esse solo

Voluntárias

Adriana Franco

Adriana é jornalista e comunicadora de causas. É mestra em Gestão de Políticas Públicas pela USP e pesquisa mulheres na política, violência política de gênero e seus impactos para a democracia.
É assistente da área de Programas da Ponte.

Aline Capparelli

Assistente Social formada pela PUC-Rio. Especialista em Família, Infância e Juventude pela UNIFAGOG . Atualmente trabalha na área da saúde mental e direitos humanos . É assistente da área de
Programas da Ponte.

Ana Vaz

Doutoranda, mestra e bacharel em Ciência Política na UnB. Foi professora substituta na UFV em 2022. Trabalha com agenda de partidos políticos, movimentos sociais, eleições, populações indígenas e ciência de dados. É assistente do Banco de PLs.

Fernanda Horn

Internacionalista e especialista em Projetos Sociais e Políticas Públicas, trabalhou em diferentes áreas da administração pública municipal. Hoje, como Trainee em Gestão Pública do Vetor Brasil, atua na esfera estadual. É assistente de Guidelines de Pesquisa da Ponte.

Giulia Gouveia

Mestranda em ciência política e bacharel pela USP. Trabalha no Centro de Direitos Humanos e Empresas da FGV. É assistente na Agenda para Pretas. Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Ciências Sociais pela UFRJ. Atua como pesquisadora e coordenadora adjunta do Laboratório de Eleições, Partidos e Política Comparada (LAPPCOM). É pesquisadora e assistente de coordenação do projeto Mulheres Eleitas.

Isis Tomas

Possui graduação em Filosofia pela UFRRJ e mestrado em Educação pela UEPG e
pós-graduação Lato Sensu em Ciências da Religião e MBA em Gestão de projetos. Atualmente, é doutoranda em Educação pela UFRRJ. Participa ativamente de grupos de estudos e pesquisas, como o "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR - Campos Gerais), "Conjuntura Nacional e Luta Contra o Racismo" e o GT Parentalidade vinculado à UFRRJ. Atua como membro da Comissão de Heteroidentificação da UEPG, desde o ano de 2021. É assistente da área de Programas da Ponte.

Kika Veloso

Bacharela em Direito, mestranda em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros. Pesquisa gênero e direitos das mulheres com atenção especial aos mecanismos de aumento de mulheres nos cargos de decisão e proteção às mulheres na política; pesquisa a democracia radical, emancipação feminina e políticas públicas. É assistente da Maré de PLs da Ponte.

Luma Martins

Cientista Social pela Universidade Federal de Catalão e mestranda em Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente pesquisa como prefeitas atuaram no combate à pandemia de Covid-19. É assistente da área de Programas.

Manaíra Medeiros

Jornalista inquieta, atenta às lutas das minorias, como quilombolas, indígenas, sem-terras negros e mulheres, e com atuação também nas áreas de política e meio ambiente. Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local, especialista em Educação e Gestão e Ambiental, e em concluindo pós-graduação em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global. É assistente do projeto Resumo de Políticas Públicas.

Marcela Belkiss

Mestra em Economia e Desenvolvimento na Universidade Federal de Santa Maria (PPGE&D/UFSM). Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ). Suas áreas de pesquisa são Economia Social e Avaliação de Políticas Públicas. É assistente de Comunicação.

Renata Cirilo

Renata Cirilo é coordenadora de projetos, com onze anos de experiência em gestão e produção de ações com impacto social, tanto no setor público quanto no terceiro setor. Formada em Ciências Sociais pela USP e pós-graduada em produção de textos literários pelo Instituto Vera Cruz e em Perspectivas e Metodologias Participativas para Aprofundamento Democrático pela CLACSO. É assistente do Gabinete Compartilhado.

Tamires Martins

É de Sorocaba-SP e se formei em Relações Internacionais na PUC-SP, onde participou do Tibira - Núcleo de Estudos Internacionais de Gênero e Sexualidade e tive meu primeiro contato com políticas públicas. Atualmente, é voluntária no Vote Nelas SP e faz a Residência em Gestão Pública da Vetor Brasil na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, atuando com a implementação de programas de qualificação profissional. É assistente do Núcleo de Pesquisa da Ponte.