Fortalecimento de Mandatos

O programa "Fortalecimento de Mandatos" oferece suporte técnico para vereadoras e deputadas estaduais em início de carreira, especialmente negras, indígenas e LBTI.

Nosso objetivo é fortalecer a autonomia dessas mulheres, ampliando sua atuação legislativa e impulsionando sua ascensão a posições políticas mais altas.

Oferecemos produtos fechados, voltados exclusivamente para uma rede selecionada de vereadoras e deputadas estaduais, e produtos abertos acessíveis a parlamentares de todo o Brasil.

Apoio Contínuo

Com foco na vereança, onde 89% das mulheres iniciam suas carreiras, o programa desenvolve habilidades essenciais para o jogo político institucional, promove redes de apoio e potencializa o impacto das parlamentares na elaboração de políticas públicas que atendam às necessidades de grupos sub-representados.

A partir de uma metodologia própria de apoio contínuo, abordamos áreas estratégicas como produção legislativa, orçamento público, fiscalização do Executivo, comunicação política e enfrentamento à violência de gênero e raça.

Atualmente, nossa Rede de Parlamentares com apoio contínuo é composta por 29 Vereadoras e 11 Deputadas Estaduais de todas as regiões do país.

Produtos Abertos

Maré de PLs

A Maré de PLs é um projeto pensado para estimular vereadoras e deputadas estaduais na proposição de Projetos de Lei baseados em evidências e sensíveis às desigualdades de gênero e raça, voltados à transformação das realidades locais.

É mulher parlamentar e quer incidir para a construção de um país voltado à promoção da justiça social e ambiental? Protocole os projetos da Maré!

Disque-Orçamento

Criamos um canal de comunicação para que as parlamentares possam entrar em contato para tirar dúvidas pontuais sobre orçamento público, um dos temas de maior desafio para atuação parlamentar. Através de um grupo de WhatsApp, centralizamos as dúvidas que então são repassadas para as nossas especialistas no tema e respondidas às parlamentares.

Carta de Princípios

Para receber nosso apoio, a parlamentar deve estar comprometida com a defesa dos direitos humanos e o fortalecimento democrático, concordando com a nossa Carta de Princípios.