A Rede

A rede é o elemento principal dA Ponte enquanto organização.

Acreditamos que mudanças que impactam a vida da população em larga escala só são alcançadas através da troca, conexão e participação direta das mulheres, principalmente com diversidade de origens, formações, raças, idades e estados.

Nós conectamos dois mundos: o conhecimento técnico e prático da nossa rede de especialistas ao poder de ação das mulheres na política.

Com forte base acadêmica, de um lado, contamos com a potência de ter mulheres buscando soluções para problemas sociais do país. Do outro lado, mulheres eleitas por todo o país estão trabalhando para impactar de forma positiva a vida de seus eleitores. Criamos, assim, uma rede de mulheres dispostas a trabalhar conjuntamente para produzir políticas públicas universais e de qualidade, garantindo uma base de apoio constante para as mulheres eleitas.

Avaliação de Impacto

Paula Pereda

Phd em economia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Visiting Scholar na Universidade de Yale e atualmente é Professora Associada da USP. É membro dos grupos de pesquisa Núcleo de Economia Regional e Urbana (NERUS) e Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPES) e do Grupo de Economia da Família e Gênero (GeFam) da USP.

Paula Pedro

Economista pela PUC-Rio e Mestre em Administração Pública e Desenvolvimento Internacional (MPA/ID) pela Universidade de Harvard. Trabalhou no Banco Mundial e na universidade de Berkeley, como gerente de pesquisas. Atualmente é diretora executiva do escritório para a América Latina e Caribe do Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL LAC).

Lycia Lima

Doutora em Administração Pública pela FGV/EAESP, atualmente é professora do curso de graduação da FGV/EAESP e vice-diretora do FGV EESP CLEAR - Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados. Ocupou posições no Banco Mundial, na ONU, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e no Governo de Minas Gerais.

Rayssa Deeps

Graduada em Ciências Econômicas pela UFES, mestra em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e alumni da rede Vetor Brasil. Atuou por 1 ano e 10 meses como Trainee de Gestão Pública na Secretaria de Economia e Planejamento do Estado do Espírito Santo. Atualmente, está como Analista de Programas Sociais no Itaú Social. Possui experiência e interesse em projetos de impacto social, planejamento estratégico, gestão de projetos, monitoramento e avaliação de políticas públicas, criação de banco de dados, painéis de indicadores e pesquisas socioeconômicas.

Juliana Camargo

Professora na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV RI) e Pesquisadora Associada do Centro FGV EESP Clear, Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e África Lusófona e do C-Micro – Centro em Microeconomia Aplicada. Possui doutorado em Economia pela FGV EESP, mestrado e graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua área de pesquisa é microeconomia aplicada, principalmente avaliação de políticas públicas, desenvolvimento econômico, educação, primeira infância, competências socioemocionais e mercado de trabalho.

Carolina Abreu Albuquerque

Carol é jornalista e educadora popular. É mestre em Comunicação e Sociabilidade pela UFMG, onde pesquisou fenômenos contemporâneos de contestação social. Há 10 anos, trabalha com comunicação, educação e mobilização, passando por diferentes organizações da sociedade civil. Coordenou a Comunicação da campanha de Áurea Carolina à Câmara dos Deputados e integrou o núcleo de comunicação nos quatro anos de mandato. Hoje integra a equipe do NOSSAS como Gestora de Comunicação, coordenando processos de comunicação institucional e buscando garantir a sintonia entre as diferentes equipes.

Dandara Lima

Mestra em Poder e Processos Comunicacionais (PPGCOM/UnB) e pesquisadora assistente do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Direitos Humanos (NIPEE-DH) da Universidade Federal de Goiás (UFG) onde desenvolve pesquisa sobre violência política de gênero. É jornalista de formação (UnB) e especialista em Marketing Digital (ESPM). Trabalha há 14 anos com comunicação política tendo atuado em campanhas de Presidência (2014), Governo de Estado (2018 e 2022), Senado (2018), Câmara Federal (2018), Câmara Estadual (2022), Prefeitura (2020) e Vereâncias (2020). Co-criou ou idealizou os seguintes projetos de inovação democrática para inserção de mulheres na política: Me Farei Ouvir (2019), Plataforma Im.pulsa (2020) e A Tenda das Candidatas (2020). Também contribuiu ministrando aulas e oficinas para candidatas atendidas pelos projetos Ocupar la Política (Colômbia/2021), VoteLGBT (2021), Elas no Poder (2022), Todaz na Política (2022), +Representatividade (2022) e A Ponte (2024). Atualmente, integra a equipe de comunicação digital da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM/PR).

Manu São Pedro

RP e jornalista, especialista em Gestão Estratégica, pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. Atuou na Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – Fundep, nas áreas de Negócios, Relações Institucionais, Captação de Recursos e Comunicação. Integrou o Mobiliza – Grupo de Pesquisa e Extensão de Comunicação para Mobilização Social e projetos da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG. Atualmente é Gerente Institucional da Agência de Iniciativas Cidadãs AIC, realizando a gestão do AIC LAB, programa voltado para o apoio e fortalecimento de grupos, coletivos e entidades socioculturais. Tem ampla experiência em gestão de projetos, planejamento de comunicação e comunicação voltada a processos de mobilização social.

Mariah Sampaio

Mestra em Comunicação pela Universidade de Brasília, possui graduação em Ciência Política pela mesma instituição (2016). É especialista em relações institucionais e comunicação política. Atualmente é responsável pelas relações institucionais do Deputado Distrital Leandro Grass, Coordenadora da Frente Parlamentar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CLDF) e Professora voluntária da Universidade de Brasília (FAC). Mariah também é pesquisadora vinculada ao Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política (CTPOL/UNB) e ao Grupo Comunicação Eleitoral da Universidade Federal do Paraná (CEL/UFPR).

Thayla Conceição

Paraense atualmente em fluxo no Rio de Janeiro, é advogada popular, cientista social, professora, pesquisadora e produtora cultural e audiovisual. Mestre e doutoranda em Sociologia e Direito (PPGSD/UFF), é também professora substituta de Direito Penal e Criminologia na UERJ, e foi professora substituta em Sociologia e Antropologia na Faculdade Nacional de Direito/UFRJ. Pesquisa e atua sobretudo nos campos das artes e da violência e constrói sua atuação conjunta com movimentos populares e com o terceiro setor.

Cultura

Michelle Ferreira

Atriz, dramaturga, gestora cultural, trabalhadora da cultura, assessora parlamentar. Doutora em Ciências da Integração pela USP, especialista em Políticas Públicas pela UFMG e em Produção e Crítica Cultural pela PUC Minas, Licenciada em Artes Cênicas pela UFMG.

Kátia Sales

Gestora administrativa em entidade do terceiro setor (associação de catadores de materiais recicláveis). Graduação em direito. Técnica em Segurança do Trabalho com ênfase em Meio Ambiente. Como assessora jurídica parlamentar, produziu a primeira câmara itinerante da Câmara Municipal de BH via Gabinetona. Redigiu a minuta que criou a Comissão de Mulheres na CMBH com total soberania para as parlamentares e posteriormente o acompanhamento de políticas públicas para mulheres via comissão. Presta consultoria técnica e de gestão financeira em projetos culturais e sociais, compõe a Rede de Mulheres Negras de Minas Gerais.

Tainá Rosa

Articuladora do Mulheres Negras Decidem + artista da cena + iluminadora cênica + produtora e técnica + professora de história. Mestranda em Artes Cênicas pela UFOP. Iniciou suas investigações em artes cênicas no programa de formação oferecido pelo extinto Grupo NUC (Negros Unidade Consciente) na Favela do Alto Vera Cruz/MG em 2003. Graduada em História pela PUC-Minas; estudou Gestão e Produção Cultural com Romulo Avelar; e estagiou com os iluminadores Alexandre Galvão e Wladimir Medeiros (Grupo Galpão/MG). Desde 2004 desenvolve trabalhos em luz principalmente para espetáculos musicais e de grupos de teatro – entre eles, Cia. Luna Lunera, Grupo Trama, e os coletivos Negras Autoras e ZAP 18. Atuou também como cenotécnica, arte-educadora, coordenadora e produtora técnica em espaços teatrais, festivais de artes cênicas e exposições. Artista da cena integrante do “Movimento dos Técnicos de Espetáculo – Multicabo”. Articuladora do Mulheres Negras Decidem.

Educação

Teresa Pontual

Cientista política pela faculdade de Swarthmore na Pensilvânia, mestre em Política Educacional Internacional pela Universidade de Harvard e especialista em Gestão de Negócios pelo COPPEAD/UFRJ. Já trabalhou nas Secretarias de Educação do MEC, de Salvador e do Rio de Janeiro. Atualmente é Gerente Executiva do Centro de Excelência e Inovação de Políticas Educacionais (FGV/CEIPE).

Karina Fasson

Socióloga, mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), tendo desenvolvido pesquisa sobre raça, infância e educação. Especialista em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela USP. É líder de portfólio na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, onde trabalha desde 2017 na gestão de projetos na área de educação infantil e desenvolvimento infantil junto aos territórios e na articulação de parcerias com o terceiro setor e o setor público. Trabalhou em institutos de pesquisa, em organizações do terceiro setor e no setor público. Tem como bandeira pessoal a educação como meio de redução das desigualdades, e desde 2012, atua como educadora voluntária no curso pré-vestibular do Curso Mafalda, projeto de educação popular.

Tássia Cruz

É professora da Fundação Getulio Vargas (FGV EPPG e FGV EBAPE) e gerente-executiva do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (FGV CEIPE). Possui PhD em Economia da Educação e mestrado em Economia pela Universidade de Stanford.  Foi coordenadora de ensino da graduação na Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas, gerente de projetos na Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, e já trabalhou como consultora do Banco Mundial em parceria com diversas Secretarias de Educação no Brasil e em países da América Latina e Caribe em avaliações de impacto de programas educacionais e para formar professores e supervisores escolares em métodos de observação em sala de aula.  É especialista em financiamento da educação e avaliação de impacto de políticas educacionais.

Ariana de Britto

Coordenadora de produção de conhecimento do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais na Fundação Getúlio Vargas (CEIPE-FGV) e pesquisadora associada ao CEDE (Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento) na Universidade Federal Fluminense e à Rede de Economistas Pretas e Pretos (REPP). Doutora e Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense e Bacharel em Economia pela UNICAMP. Foi professora do Grupo IBMEC Educacional entre 2013 e 2020. Nos últimos anos vem trabalhando para organizações do terceiro setor e para o governo. Seus interesses de pesquisa se concentram em análises econômicas de políticas sociais, com ênfase em educação, raça e gestão de políticas públicas.

Larissa Araujo Santos

Cientista política, advogada e obstinada pelo desenvolvimento social. Há 10 anos, atua em pautas sociais, tendo passado pelo Teto, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e pela RAPS. Atuou com incidência política no Congresso Nacional em pautas como Fundeb, SNE, homeschooling e Auxílio Brasil. Participou da COP 27. Hoje, possui sua própria consultoria de projetos de impacto e advocacy para o terceiro setor, e implementação de estratégias de responsabilidade social corporativa com empresas.

Danúbia Gardênia da Silva

Cientista Social (UFMG), com especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela FGV. Possui experiência em execução de projetos, gestão de processos, assessoria metodológica e educação social. Desenvolve atividades com foco em articulação territorial e política, ações educativas para promoção da agroecologia, direitos humanos e saúde.

Juliana Leitão

É doutora em Sociologia e mestre em demografia e estudos populacionais, com experiência profissional no setor público, no privado e no terceiro setor. Ao longo da carreira, desenvolveu atividades de planejamento e gestão e de pesquisa, com foco nas áreas de educação e juventude. Desde 2010, pertence à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Trabalhou na Secretaria de Educação do estado do Rio de Janeiro e na Casa Civil. Atualmente, é Assessora Especial da Secretaria de Educação da cidade e responsável pela Assessoria Técnica de Ações Estratégicas.

Fê Cosso

Mulher feminista, mãe da Maria e do Gilberto. Me graduei em Pedagogia. Componho, como assessora, o mandato da Ver. Cida Falabella. Atuei na experiência de mandato coletivo da Gabinetona-BH, principalmente nas áreas de Direitos Humanos, Educação e Orçamento.

Silva Abud

Gestora de Políticas Públicas com foco em criança e adolescente, primeira infância e políticas de cuidado. Atualmente, coordena a pauta de infância da Deputada Estadual Marina Helou (SP) e é Coordenadora Executiva da Frente Parlamentar pela Primeira Infância da Alesp. Foi Coordenadora do Programa de Metas da Cidade de São Paulo e da Municipalização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (2019-2020). Foi Coordenadora de Gestão da Campanha para prefeita da Cidade de São Paulo da Deputada Marina Helou (2020). Já atuou em diferentes projetos no setor público e no terceiro setor. Tem experiência nas áreas de planejamento e gestão no setor público, em políticas públicas para crianças e mães, especialmente, primeira infância e economia do cuidado. Também atuou como advogada de Direito Público, em temas regulatórios relacionados ao direito à educação e ao saneamento básico. Mestre em Políticas Públicas e graduada em Direito. É integrante do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB-FGV/UFABC). Foi coorganizadora da Virada Política em São Paulo e voluntária em projetos de fomento à participação democrática, como Politize e Lidera.

Gestão de Mandatos

Germana Accioly

É jornalista e trabalha há mais de 20 anos na gestão de mandatos nas três esferas do poder legislativo (federal, estadual e municipal). Construiu o Ocupa Política, foi chefe de Gabinete do deputado Federal Fernando Ferro, do vereador do Recife Ivan Moraes, das Juntas Codeputadas e da vereadora Dani Portela. É consultora para o campo legislativo, com ênfase em mandatos de mulheres, gestão interna, planejamento estratégico e relação com as Casas Legislativas. É escritora cronista e lançou o livro "Não é Sobre Você" em 2021.

Luciana Elmais

Começou a carreira na área de educação e desenvolvimento de lideranças, migrando mais tarde para assessoria parlamentar. Formada em administração pública pela FGV, trabalhou na Fundação Lemann e na Assembléia Legislativa Estadual de São Paulo. Em 2017, cofundou a Legisla Brasil, onde atua como Sócia de Soluções de Inovação Política.

Gestão Pública

Irina Bullara

É bacharel e mestre em administração de empresas pela FEA-USP, com passagem pela Università degli Studi di Torino. Construiu uma carreira sólida em finanças e desenvolvimento de negócios em diferentes empresas, antes de assumir a diretoria geral do Sistema Anglo de Ensino na Somos Educação. Atualmente Irina é a diretora executiva do RenovaBR, uma instituição que seleciona e prepara cidadãos comuns para serem líderes na democracia brasileira, que tem o intuito de transformar o Brasil num país menos desigual e mais justo.

Elisa Adler

Economista e mestre em Políticos Públicas pela UFRJ. Cursou também o Master em Liderança e Gestão Pública do Centro de Liderança Pública, com módulo internacional em Harvard. Atualmente é diretora de Relações Governamentais do Ensina Brasil, Programa de Formação de Lideranças para Educação.

Eduarda La Rocque

PhD em economia pela PUC-Rio. Foi Secretária da Fazenda do Município do Rio de Janeiro, Presidente do Instituto Pereira Passos (IPP) e Economista-chefe do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes SA). Atualmente é Sócia-Diretora da empresa de consultoria e editora Usina Pensamento.

Giovana Gonçalves

Demógrafa e Cientista Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Experiência com desenho, planejamento, execução e análises de pesquisas sociais, econômicas e demográficas, com ênfase em métodos e construção de instrumentos de coleta de dados primários. Atuou como Pesquisadora e Assistente de Projetos do Centro de Microeconomia Aplicada da Fundação Getulio Vargas. Atualmente é Líder da Área de Análise e Diagnóstico da Oppen Social.

Bárbara Santos Klein Librelato

Contadora do Poder Legislativo Municipal de Pato Branco-PR, especialista em gestão pública, contabilidade aplicada ao setor público e responsabilidade fiscal. Professora de contabilidade e orçamento público. Busca disseminar conhecimento para inspirar cidadania.

Gabriela Lotta

Professora e pesquisadora de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Foi professora visitante em Oxford (Blavatnik School of Government), Aalborg (Dinamarca), na Universidad del Chile e na PUC Peru. Doutora em Ciência Política pela USP, mestre e graduada em administração pública pela FGV. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB). Docente da Escola Nacional de Administração Pública, ENAP. É pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e pesquisadora afiliada no Brazil.Lab de Princeton. É bolsista produtividade 2 do CNPQ. Foi coordenadora da Área Temática Estado e políticas públicas da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Em 2021 foi nomeada como uma das 100 acadêmicas mais influentes do mundo na área de governo pela organização Apolitical.

Sabrina Gabeto

Atualmente atuando como Diretora de Administração, Finanças e Gestão de Pessoas da Empresa Brasil de Comunicação, Sabrina Gabeto Soares é graduada em Engenharia de Redes de Comunicação pela UnB e mestre em Políticas Públicas e Governo na Fundação Getúlio Vargas. É Auditora de Controle Interno do GDF, onde trabalhou na elaboração do Plano Plurianual de Governo. Foi Diretora de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas da Secretaria de Governo do Distrito Federal, gestora e articuladora de Projetos do Plano de Aceleração do Crescimento para a área de habitação no Distrito Federal, Coordenadora da Execução Orçamentária e subsecretária de Orçamento.

Gênero e Raça

Cristiane Brum

Cristiane Brum Bernardes é servidora da Câmara dos Deputados, onde atua como assessora técnica do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) e como docente e pesquisadora do Mestrado Profissional em Poder Legislativo (CEFOR). Doutora em Ciência Política (IESP-UERJ) e Mestra em Comunicação e Informação (UFRGS), integra o INCT em Democracia Digital, a Global Research Network on Parliaments and People (GRNPP/SOAS) e o Laboratório de Etnografia das Instituições e das Práticas de Poder (LEIPP/UnB).

Luana Ozemela

É a fundadora e CEO da Development Impact Managers and Advisors, uma empresa de consultoria global focada no aumento de capital e desenvolvimento onde é mais necessário. É ex-funcionária sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington, DC. Além de liderar a DIMA de Doha,  é uma investidora-anjo em vários setores, incluindo TI, Agri-tech, Saúde e Imobiliário.  Também é Pesquisadora Sênior em Gênero, Raça e Desenvolvimento para Fundações, Universidades e Bancos Multilaterais, tendo publicado amplamente após a conclusão de seu doutorado no Reino Unido. 

Flávia Rios

É socióloga e atual professora da UFF, pesquisadora do Afro/Cebrap. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa Guerreiro Ramos do PPGS/UFF e o Projeto gestão da Igualdade Racial de Niterói. Ela é co-autora do livro Lélia Gonzalez (2010) e coorganizadora dos títulos Negros nas Cidades Brasileiras (Intermeios/FAPESP, 2018) e Por um feminismo Afro-latino-americano (ZAHAR, 2020).

Lucélia Luiz Pereira

Lucélia é Assistente Social, Mestre em Política Social e Doutora em Ciências da Saúde pela UnB. Trabalha como Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Política Social/UnB. Líder do Núcleo de Análise e Avaliação de Políticas Públicas (NAAPP). Além disso, é integrante do GT Racismo e Saúde da ABRASCO e do GTP Serviço Social, Relações e exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia, Geração, Sexualidades da ABEPSS. Desenvolve pesquisas nos temas gênero, raça, saúde e população quilombola.

Marcela Toledo

Analista de pesquisa júnior do LabJaca. Assistente social formada pela UFRJ, possui especialização em Sociologia Urbana pela UERJ, tendo como pesquisa as temáticas de violência, raça e segurança pública. Atualmente está concluindo o mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ e finalizando a sua segunda graduação em Ciências Sociais pela UFRJ. Dedica-se à temática racial, violência, gênero e segurança pública desde 2018.

Mariana Galdino

Co-fundadora e Diretora de formação do LabJaca. Está como integrante da frente de formação da Coalizão "O Clima é de Mudança". Conselheira da Cidade do Rio de Janeiro no eixo de Igualdade e Equidade. Graduanda em Direito na UERJ, com especialização em Gestão de Projetos pela FGV. Atua nas áreas de territorialidade, justiça racial, de gênero, climática e ambiental.

Eloia Duarte Rodrigues

Professora Associada de Ciência Política na UFMG com graduação em Psicologia (UFMG), Mestrado em Teoria Psicanalítica (UFRJ) e Doutorado em Sociologia (IUPERJ). É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero da UFMG. Desenvolveu atividades de extensão universitária com foco na formação política e cívica de mulheres, incluindo vários cursos de formação para líderes mulheres e para mulheres candidatas. Integrou o Grupo Assessor da Sociedade Civil de ONU Mulheres, e é representante latino-americano da Sociologists for Women in Society (SWS) e da Latin American Studies Association (LASA). Foi eleita co-presidenta do RC32 "Mulher, Gênero e Sociedade" da Associação Internacional de Sociologia e foi Diretora de Ciência Política da ANPOCS (2019/2020).

Tainah Pereira

Tainah Pereira, 30 anos, bacharel em Relações Internacionais e Mestre em Ciência Política. Cursando doutorado em Economia Política Internacional, com foco em cooperação para o desenvolvimento. Experiência em organizações da sociedade civil, governo e organizações internacionais.

Adriana Mota

Pedadoga e assessora parlamentar. Coordenadora da Articulação de Mulheres Brasileiras no Rio de Janeiro e do Mães pela Diversidade em Niterói. Integra o conselho diretor da Rede Nami de grafiteiras, do Criar Brasil e da Ong Singulares.

Marlise Matos

Professora Associada de Ciência Política na UFMG. Tem graduação em Psicologia (UFMG), Mestrado em Teoria Psicanalítica (UFRJ) e Doutorado em Sociologia (IUPERJ). Atualmente é coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM) e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero (CIFG) da UFMG. Nos últimos cinco anos desenvolveu inúmeras atividades de extensão universitária com foco na formação política e cívica de mulheres, incluindo vários cursos de formação para líderes mulheres e para mulheres candidatas. Integrou, por dois mandatos o Grupo Assessor da Sociedade Civil de ONU Mulheres, no Brasil, é representante latino-americano da Sociologists for Women in Society (SWS) e da Latin American Studies Association (LASA). Foi eleita co-presidenta do RC32 "Mulher, Gênero e Sociedade" da Associação Internacional de Sociologia (ISA) para os anos de 2023/2025 e foi Diretora de Ciência Política da ANPOCS (2019/2020).

Malu Gatto

Professora de política Latinoamericana no Instituto das Américas da University College London (UCL) e Global Fellow no Brazil Institute do Wilson Center em Washington, D.C. Sua pesquisa explora questões sobre comportamento político, representação, e formulação de políticas de gênero. Malu é doutora em ciência política pela Universidade de Oxford e foi pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Zurique.

Benilda de Brito

Mulher Negra, Lésbica. Quilombola, de Axé. Mestre em Gestão Social, Ativista pela Educação da Rede Malala Fund e N´Zinga Coletivo de Mulheres Negras MG; GRIOT da Múcua Consultoria e Assessoria Interdisciplinar; Coordenação Executiva da Plataforma DHESCA.

Iara Amora

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestra em Políticas Públicas em Direitos Humanos na UFRJ. Trabalhou como coordenadora de projetos na CAMTRA - Casa da Mulher Trabalhadora; foi assessora parlamentar da Vereadora Marielle Franco compondo a equipe de gênero e atualmente trabalha como assessora parlamentar da Vereadora Monica Benicio, nas equipes de Gênero e LGBTQIAPN+.

Bruna Marcondes

Advogada sócia do FCN & Lacerda Advocacia e Assessoria Estratégia, com experiência em assessoria para movimentos sociais e políticos. Mestranda em Ciência Política pela UFRGS com estudos em Sociologia do Direito e mobilização do direito. Pós-graduada em Direito Sindical pela FEMARGS/RS e formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS. Professora convidada da Plataforma Feminismos Plurais e da Escola Sindical da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas. Conselheira da ONG Themis Gênero e Justiça. Integrante do Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomodê.Doutorado em Sociologia (IUPERJ). Atualmente é coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM) e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero (CIFG) da UFMG. Nos últimos cinco anos desenvolveu inúmeras atividades de extensão universitária com foco na formação política e cívica de mulheres, incluindo vários cursos de formação para líderes mulheres e para mulheres candidatas. Integrou, por dois mandatos o Grupo Assessor da Sociedade Civil de ONU Mulheres, no Brasil, é representante latino-americano da Sociologists for Women in Society (SWS) e da Latin American Studies Association (LASA). Foi eleita co-presidenta do RC32 "Mulher, Gênero e Sociedade" da Associação Internacional de Sociologia (ISA) para os anos de 2023/2025 e foi Diretora de Ciência Política da ANPOCS (2019/2020).

Ciência, Tecnologia e Inovação

Jessika Moreira

É coordenadora geral do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Graduada em Marketing pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Tem formação executiva em Inovação no Setor Público pelo Insper; Liderança Estratégica e Inovadora na Era Digital pela Cornell University; Liderança de Dados para Negócios pela Tera; certificação nos programas RH Estratégico no Setor Público pela Fundação Dom Cabral; e Liderança Criativa no Setor Público e na Sociedade Civil pela THNK School of Creative Leadership. Jessika acredita que somente ao priorizar o capital humano podemos inovar, impactar e transformar a cultura do setor público.

Juliana Oliveira Cunha

Economista no International Growth Centre (IGC), London School of Economics (LSE), e afiliada ao Programme on Innovation and Diffusion (POID/LSE). Atua nas áreas de política urbana, industrial, e mercado de trabalho junto a governos da África Subsaariana (principalmente Moçambique, Zâmbia, Ruanda e Uganda) e Jordânia. É mestre em Políticas Públicas e Sociais pela LSE e bacharel em Economia pela PUC-Rio.

Inclusão Produtiva

Thais Piffer

Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV-SP, é assessora de estratégia e gestão da Superintendência do Sebrae-SP, onde participa da formulação de estratégias de programas de inovação, fomento ao empreendedorismo tecnológico, inclusão produtiva e políticas públicas de desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo e municípios paulistas. Atua há mais de 15 anos na Administração Pública e paraestatal, com políticas e programas de desenvolvimento econômico. Trabalhou em diferentes órgãos do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de São Paulo. Na Prefeitura, dirigiu a Agência São Paulo de Desenvolvimento - Adesampa, responsável por desenvolver e implementar políticas de geração de renda e diminuição das desigualdades regionais da cidade.

Carolina Fabris

Graduada (2006) e Mestre (2009) em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP, FGV-SP (2013). Atualmente é doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Apresenta experiência em pesquisa de mercado, consultoria em comportamento do consumidor e como docente em disciplinas de Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Marketing, Gestão de Marketing, Consumer Insights e Metodologia Científica. Nos últimos anos coordena a área de pesquisa e monitoramento estratégico do Sebrae-SP o que a fez aprofundar no tema empreendedorismo. Tema que levou para o doutorado no qual o objetivo é explorar as representações do empreendedor na publicidade

Synthia Santana

Doutora em Economia pela Fundação Getulio Vargas – EESP/FGV (2016). Ao longo dos últimos dez anos estudou os determinantes da inovação e produtividade nas empresas e, mais recentemente, tem se dedicado aos estudos de diversidade intrafirma na composição de mão-de-obra no Brasil. Seus principais tópicos de estudo incluem diversidade, empreendedorismo feminino, inovação e comércio internacional. Atualmente trabalha no IBGE, sendo responsável pela análise e disseminação das pesquisas econômicas estruturais.

Cecilia Machado

É professora da FGV EPGE, research fellow da IZA e economista chefe do Banco BOCOM BBM. É PhD em economia pela Universidade de Columbia, com mestrado em economia pela PUC-Rio e graduação em economia pela UFRJ. Serve com editora associada da revista EconomiA e como membro do Latin America Regional Standing Commitee of the Econometric Society (2020-2023). É bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado pela Faperj (2020-2022) e Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (2021-2024). Coordena projetos selecionados e financiados por prestigiosas instituições globais, tais como Gates Foundation e IDRC (Canada), e agência de fomento nacionais, como Faperj, Capes e CNPq. É colunista do Jornal Folha de São Paulo.

Christiane Szerman

É doutoranda em Economia em Princeton University com mestrado na FGV-EPGE e graduação na PUC-Rio. Trabalhou no Climate Policy Initiative e atuou como consultora no Banco Mundial antes de ingressar no doutorado. Sua pesquisa estuda temas relacionados à desigualdade, mercado de trabalho e desenvolvimento econômico.

Meio Ambiente

Laura Bedeschi

Mestre em Planejamento Energético com enfoque em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ e MBA em Finanças pelo IBMEC. Executiva com carreira de 18 anos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde atualmente lidera a equipe responsável pelos financiamentos a projetos de infraestrutura de saneamento água, esgoto e resíduos sólidos.

Carolina Grottera

É professora adjunta do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Planejamento Energético com ênfase em Planejamento Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ. Participou do programa de Doutorado-Sanduíche no Centre International de Recherche sur  l´Environnement et le Dévéloppement (CIRED) na França e foi pesquisadora visitante no European Institute for Economics and the Environment (EIEE) na Itália. Trabalhou como pesquisadora no Climate Policy Initiative (CPI) e no Centro de Estudos Integrado sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da UFRJ. Atuou como consultora técnica para Banco Munidal, Banco Inter-americano de Desenvolvimento (BID), Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL/ONU), Instituto Clima e Sociedade (ICS) e Instituto Escolhas.

Claudia Nakamura

Engenheira Ambiental e Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela Unesp - Franca. Trabalhou no Programa Rio + Limpo da Superintendência de Políticas de Saneamento da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro tendo atuado diretamente com mais de 50 municípios na elaboração de Planos Municipais e Regionais de Saneamento Básico. Atualmente é empresária, prestando consultoria a entidades públicas e privadas, principalmente em temas relacionados a políticas públicas em meio ambiente e saneamento básico.

Julia Nardi

Julia é formada pelo Ibmec-RJ e atua na área socioambiental e climática desde os últimos anos da faculdade. Atualmente, é associada no Hotta Advocacia em colaboração com Pogust Goodhead. Especialista em Direito Ambiental Brasileiro pela PUC-RJ, atuou como analista legal no Climate Policy Initiative (CPI) no Brasil e advogada voluntária no Pares Cáritas (Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio). Ela realizou intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra, onde teve seus estudos focados nas áreas de Direito Internacional Público e Direito Europeu, foi contemplada com uma bolsa integral para participar do curso sobre Proteção Internacional, Mudanças Climáticas e Deslocamento Forçado no Instituto Internacional de Direito Humanitário em Sanremo (IIHL) e cursou Direito Internacional Público na Academia de Haia de Direito Internacional (The Hague Academy of International Law).

Stephanie Kestelman

Stephanie é aluna de doutorado na Universidade de Harvard. Sua dissertação é sobre políticas publicas em grandes cidades, verticalização e o impacto das mudanças climáticas em áreas urbanas.

Gisela Provasi

Atua como gerente sênior de sistemas sustentáveis de resíduos sólidos na C40 Cities – a rede global de megacidades líderes em ação climática.  É mentora de jovens na rede Youth Climate Leaders, e completou treinamento pelo Climate Reality Project do ex Vice-Presidente Al Gore. Gisela é também advogada registrada na OAB/SP e mestre em desenvolvimento sustentável pela Universidade Panthéon-Sorbonne em Paris. Antes da C40,  trabalhou em economia circular e solidária na Prefeitura de Paris, França, e teve passagem por instituições nacionais como: Procuradoria Federal Especializada do IBAMA/SP, Missão do Brasil na ONU em Nova Iorque, e escritório de advocacia Felsberg e Associados.

Jéssica Anastácia

Indígena Amazônida, Engenheira Florestal e Mestra em Ciências Florestais. Jéssica é idealizadora da Semente Amazônida, quintais urbanos agroflorestais. Responsável Técnica do Instituto Iniciativa Amazônica na Pesquisa - Ação Restaurando a mata, em parceria com Povo Tupinambá do Baixo Tapajós, Museu Paraense Emílio Goeldi, Instituto Clima Sociedade e PrevFogo/IBAMA. Trabalha com conservação e restauração florestal voltada a povos e comunidades tradicionais e áreas periféricas.

Anna Maria Cárcamo

Advogada socioambiental e climática e associada no Hotta Advocacia em colaboração com Pogust Goodhead. Anna é formada em Direito na PUC- Rio, com ênfase em Direito Ambiental e Constitucional, e Domínio Adicional em Política Internacional e é mestra em Gestão Ambiental pela Escola de Meio Ambiente da Universidade de Yale (EUA), com foco em justiça socioambiental e governança internacional de mudanças climáticas. Já atuou como analista legal no Climate Policy Initiative (CPI) no Brasil, na equipe jurídica do Secretariado da Convenção do Clima (UNFCCC) e como pesquisadora na Universidade das Nações Unidas (UNU). Também pesquisou litigância climática no grupo de estudos de Direto, Ambiente e Justiça no Antropoceno (JUMA) vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) da PUC-Rio. Ela integra a LACLIMA (Latin American Lawyers for Mobilizing Climate Action), rede de juristas pelo clima.

Isabela Rahal

Isabela Rahal é especialista em políticas públicas e Mestre pela Universidade de Columbia, em Nova York. É consultora especialista sênior em políticas climáticas no Instituto Talanoa, e gerente-geral do projeto da FGV/DGPE para o Plano de Transformação Ecológica do Ministério da Fazenda. Foi Coordenadora-Geral de Gestão Estratégica no IBAMA, no Ministério do Meio Ambiente. Também já foi Diretora de Articulação Política na ONG Elas no Poder, e Coordenadora Legislativa na Câmara dos Deputados. Anteriormente, trabalhou como pesquisadora e consultora para a ONU e outras organizações internacionais em diversos países, como Libéria, Camboja e Myanmar, em temas como participação social e desenvolvimento sustentável.

Planejamento Urbano


Jéssica Lima

Formada em Engenharia Civil e Engenharia de Produção, mestre e doutura em Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas pela Universidade Federal de Pernambuco. É revisora das revistas Journal of Transport Geography e Revista Transportes. Atualmente é professora Assistente II da Universidade Federal de Alagoas e produz conteúdo para o intagram e podcast @atransportista.

Aline Cavalcante

Ciclista urbana, comunicadora, pesquisadora nas áreas de planejamento territorial e mudanças climáticas, ativista e mãe. Constrói o projeto Clima e Mobilidade Ativa (@climaemobilidade) e faz parte de movimentos urbanos e coletivos de mobilidade.

Maína Celidonio

Cientista Social pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Especialista em Administração Pública pela Fundação CEPERJ. É professora de redação na rede particular de ensino e atualmente é assessora na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) do Rio de Janeiro, na área de Orçamento.

Larissa Montel

Graduada em Relações Internacionais pela UNESP, mestra em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela UFRJ, com pesquisa em migração e gênero, e doutoranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ, pesquisando direito à cidade para pessoas em situação de rua. Experiência no desenvolvimento de atividades socioculturais com pessoas em situação de rua no Rio de Janeiro, e na implementação da metodologia housing first / Moradia Primeiro pelo Projeto RUAS. Atual Coordenadora de Comunicação na Revista Traços.

Orçamento Público

Vilma Pinto

Economista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em economia empresarial e finanças pela Escola Brasileira de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-EPGE). Foi pesquisadora especialista em finanças públicas no Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE). Atualmente, é assessora do Secretário de Fazenda do Estado do Paraná (SEFA-PR).

Mariana Almeida

É superintendente da Fundação Tide Setúbal e professora do Programa Avançado em Gestão Pública do Insper. Doutora em Economia do Desenvolvimento pela FEA-USP, atuou na área de economia popular e solidária no Brasil e na Venezuela, desenvolvendo políticas públicas de apoio a pequenos empreendimentos urbanos e rurais. Trabalhou em diversos órgãos públicos, particularmente na área de planejamento e orçamento público.

Ana Paula Souza

Formou-se em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Desde 2010, é servidora do Ministério da Educação, onde atuou na Assessoria Parlamentar do órgão, realizando atividades administrativas e atendimentos na área de execução de emendas parlamentares. Atualmente está na Câmara dos Deputados, onde atua no Mandato da Deputada Tabata Amaral, na função de Coordenadora Administrativa e de Orçamento.

Bruna Lersch

Assessora de Planejamento na Secretaria de Planejamento e Orçamento do Estado do Maranhão, já trabalhou com planejamento estratégico de consórcios interestaduais e de projetos prioritários do governo, com a elaboração dos instrumentos legais de planejamento(PPA, LDO e LOA) e com o Orçamento Participativo do Estado . Atualmente é coordenadora do Programa de Apoio ao Planejamento Municipal vinculado ao Programa de Assessoramento Técnico para Municípios, PROMUNICIPIOS. Também atua como pesquisadora da temática de planejamento territorial de políticas públicas desde o mestrado.

Manuela Lenkic

Cientista Social graduada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro e Especialista em Administração Pública pela Fundação CEPERJ, sempre foi interessada em assuntos relacionados à pesquisa em Políticas Públicas, Ciência Política, Administração Pública, Instituições, Gestão Pública, Transparência. É professora de redação na rede particular de ensino e atualmente é assessora na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) do Rio de Janeiro, na área de Orçamento.

Isabela Alline Oliveira

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui graduação em filosofia pela Universidade Federal de São João del Rei (2014). Atuou profissionalmente como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas realizando monitoramento de políticas públicas e desenvolvimento de estudos e pesquisas para subsidiar a elaboração de iniciativas legislativas das Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres e da Comissão de Direitos Humanos. Tem experiência em orçamento público e projetos de inovação política.

Anna Clara Cunha Diniz

Carioca e engenheira pela UFRJ. Foi trainee de gestão pública na Vetor Brasil, onde atuou na Prefeitura Municipal de Tarumã em um projeto inovador para o desenvolvimento de pequenos municípios. Trabalhou como especialista em eficiência municipal e gerente de produtos na Gove, startup brasileira que desenvolve tecnologia para aprimorar finanças públicas municipais em diversas regiões do país. Atualmente é mestranda em Ciência de Dados para Políticas Públicas na Hertie School, na Alemanha.

Nathalia Cardoso Laquini

Pós-graduada em Direito Público pela PUC Minas. Teve experiência com escritório de projetos no setor de Inovação em Políticas Públicas na Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (SEPLAG/CE). Também realizou projetos para gestão fiscal, orçamento para resultados, Planejamento Estratégico setorial, Participação Popular, oficinas de capacitação, redesenho de processos complexos. Hoje está na SEPLAG do Rio de Janeiro, na equipe responsável pelos instrumentos de planejamento (PPA, LDO), atuando na gestão e governança da rede de planejamento do Estado e grupo de trabalho para modernização da visualização de dados estaduais.

Juliana Damasceno

Assessora especial de Simone Tebet no Ministério do Planejamento e Orçamento. Mestre em Economia Aplicada por Handelshøyskolen BI, Oslo, Noruega nominada para BI Presidential Scholarship. Economista pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) com menção honrosa Magna Cum Laude. Foi economista sênior na Tendências Consultoria Integrada e pesquisadora associada da FGV/IBRE - Núcleo de Economia do Setor Público (NESP) na área de Economia Aplicada. Lidando há alguns anos com finanças públicas, tem se dedicado recentemente à temática da modernização orçamentária e orçamentação verde/climática.

Luana Mariano

Engenheira eletricista e Especialista em Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF, foi trainee de gestão pública da Vetor Brasil e ingressou na SEPLAG do Rio de Janeiro. Hoje está como assessora de orçamento atuando na execução orçamentária, produzindo relatórios que permitem acompanhamento de projetos de governo e orçamentos temáticos. Também participa ativamente na reorganização de fluxos de trabalho da área e participa de grupos de trabalho voltados para ciências de dados de modo a trazer transparência sobre o orçamento público estadual.

Helena Assaf Bastos

Helena Assaf é, desde 2003, Consultora Legislativa e Assessora em Orçamentos Públicos, no Senado Federal. Em 1994, ingressou no Banco Central do Brasil, onde, internamente, atuou em análise de sistemas; externamente, em inspetoria de instituição financeira, tanto na área tradicional quanto na de sistemas. No Senado Federal, além da atividade de Consultora, ministra cursos

Rita de Cássia dos Santos

Doutora em Políticas Públicas e Gestão para o Desenvolvimento pela Universidade de Manchester e mestre em Economia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Consultora de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal, professora/orientadora em cursos de pós-graduação do IBMEC, ENAP, TCU, ILB, Escola do Legislativo de Minas Gerais e outras. Foi Secretária-Adjunta de Planejamento do Estado do Maranhão, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Ministério da Economia e Subchefe Adjunta na Casa Civil da Presidência da República, entre outras funções. Áreas de experiência e interesse: planejamento, orçamento, desenho e avaliação de políticas públicas e uso de tecnologias para transparência e controle social do gasto público.

Paula Guimarães

Gestora de Políticas Públicas formada na Universidade de São Paulo com mais de 12 anos de experiência na Prefeitura da Cidade de São Paulo. Paula se especializou na área de contabilidade e finanças públicas com ênfase em orçamento público e atua principalmente nos temas de planejamento e execução orçamentária, orçamento participativo, regionalização das despesas e controle das contas públicas. Hoje ocupa o cargo de Diretora de Orçamento na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Processo Legislativo

Marianna Sampaio

Atual sub-secretária de Planejamento e Orçamento da Cidade de São Paulo. É analista de políticas públicas e gestão governamental da Prefeitura de São Paulo desde 2016. Foi secretária-adjunta de Inovação e Tecnologia (2017-2019) e de Negócios Jurídicos (2014) da Cidade de São Paulo. Mestra e doutoranda em Administração Pública e Governo pela FGV – EAESP, bacharela em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Co-hort (2018-2019) e mentora (2020-2021) do Brazilian Women's Leadership da Universidade de Columbia. Atua nas áreas de inovação em governo, inclusão digital, governo digital, atendimento ao cidadão, planejamento e orçamento.

Simone Quirino

Defensora de Direitos Humanos, advogada popular e militante feminista. Simone Quirino é mestra em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduada pela mesma instituição, com o diploma cum laude de dignidade acadêmica. Especialista pós-graduada pela Universidade Cândido Mendes. Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LADIH/UFRJ) e ao Grupo de Pesquisa Teoria Crítica dos Direitos Humanos (CNPQ). Cofundadora e articuladora da Rede de Advogadas Populares Feministas Coletes Rosas. Psicanalista em formação pelo Corpo Freudiano do Rio de Janeiro. Atua como Secretária Parlamentar no Congresso Nacional, com experiência que atravessa os Poderes Legislativo e Executivo, onde assumiu cargos de oficialato, de assessoria especial e de chefia de gabinetes. No terceiro setor, foi coordenadora de projetos e ocupou postos de direção. Seus temas de interesse principais são Direitos Humanos, gênero e segurança pública; articulação política, relações institucionais, processo legislativo e governança.

Ingrid Viana

Ingrid Viana Soares, advogada popular formada pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, mestre em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais - FLACSO. Possui vasta experiência como assessora jurídica em políticas públicas de Direitos Humanos, especialmente, conflitos fundiários rurais e urbanos, mulheres em situação de violência e pessoas em situação de rua. Atualmente, atua como assessora jurídica parlamentar mandato do Deputado Estadual Missias do MST, no Ceará.

Nahália Silveira

Assessora Jurídica, graduada em Direito na UFRGS, especialista em Processo Penal, Política Criminal e Dir. Humanos, Mestranda em Ciências Criminais na PUCRS e pesquisadora na área de Processo Penal, vinculada ao PPGCCRIM da PUCRS.

Winy Mangabeira

Advogada especialista em Direito Processual pela PUC Minas e pós-graduanda em Legislativo e Políticas Públicas pela Escola da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Graduada em Direito pela PUC Minas, atua em Mediação de Conflitos e possui experiência em assessoria legislativa nos âmbitos municipal e estadual. Contribuiu na elaboração de projetos e pareceres de grande repercussão no Estado de Minas Gerais, como o Estatuto da Igualdade Racial e o Regime de Recuperação Fiscal do Estado. Possui formação em Direitos Quilombolas e em Direitos e Prerrogativas dos Povos de Religião de Matrizes Africanas, assessorando também Comunidades Quilombolas.. Em 2015, foi representante estadual da Nação Hip Hop Mulher em Minas Gerais.

Saúde

Jéssica dos Remédios

Pesquisadora de Políticas Públicas no Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS). Mestre em Epidemiologia em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), especialista em Saúde da Família e Gestão da Saúde Pública (UFF), especialista em Data Science e Informática para saúde (Albert Einstein) e bacharel em Educação Física (UFRJ). Tem especial interesse na área de análise de dados, monitoramento de indicadores, avaliação de programas e ações de saúde. Ex aluna do RenovaBR Cidades (2019) e ex monitora da turma de 2020. Liderança apoiada pelo Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco, uma iniciativa do Fundo Baobá e parceiros.

Agatha Eleone

Graduada em Nutrição pela UNIRIO, possui Residência em Saúde da Família pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-Fiocruz), Residência em Gestão da Atenção Primária em Saúde (ENSP-Fiocruz) e MBA em Auditoria de Sistemas de Saúde (UNESA). Tem experiência nas áreas de planejamento e gestão na atenção primária, análise de dados e informação em saúde, vigilância em saúde e monitoramento de ações e programas. Atualmente é Pesquisadora de Políticas Públicas no Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS).

Helyn Thami

Graduada em Odontologia pela UFRJ/Queen Mary University of London, com Residência em Saúde da Família pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-Fiocruz), e mestrado em Gestão e Políticas Públicas em Saúde pela University of Birmingham. Fez aperfeiçoamento em Análise de Políticas Públicas pela University of California, Berkeley, Estados Unidos. Atualmente é Pesquisadora de Políticas Públicas no Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS).

Edna Granja

Edna Granja é psicóloga. Psicoterapeuta, professora universitária e consultora. Além da clínica, acompanha e contribui com o fortalecimento de grupos em diferentes momentos e dimensões institucionais. Entre as suas experiências, destaca o apoio à mandata das Juntas (co-deputadas estaduais de Pernambuco). E a participação no projeto Vote em Mulher Negra, fortalecendo as candidaturas de vereadoras no Ceará. Tem mestrado em Psicologia (UFPE) e doutorado em Saúde Coletiva (IFF-FIOCRUZ/RJ). É co-fundadora e co-diretora do Instituto Panapaná: maternidades em bando!

Elisa Mendonça

Nutricionista, Sanitarista e Mestre em Nutrição com mais de 15 anos de atuação no SUS na gestão e na assistência. Possui uma trajetória pelo terceiro setor como liderança na área de saúde com foco na nutrição, sistemas alimentares, advocacy e saúde coletiva.

Segurança Pública

Joana Monteiro

É professora da FGV/EBAPE e coordenadora do Centro de Ciência Aplicada à Segurança da FGV. Sua carreira é dedicada a disseminar a cultura de uso de evidências no setor público. Joana é especialista em avaliação de políticas públicas e suas pesquisas buscam qualificar problemas públicos e avaliar o impacto de ações do governo, especialmente na área de segurança pública. Trabalhou por seis anos em cargos de confiança no governo como Diretora-Presidente do Instituto de Segurança Pública (2015-2018), onde respondia diretamente ao Secretário de Segurança do Rio de Janeiro, e como coordenadora do Centro de Pesquisa do Ministério Público do Rio de Janeiro (2019-2020), onde assessorava diretamente o Procurador Geral de Justiça. É doutora e mestre em economia pela PUC-Rio, bacharel em economia pela UFRJ e foi pesquisadora visitante do Center for International Development da Universidade de Harvard

Julia Guerra

É subcoordenadora do Centro de Pesquisa do Ministério Público do Rio de Janeiro, onde coordena pesquisas nas linhas de segurança pública, justiça e infância e juventude e conduz iniciativas que estimulam o uso de evidências na tomada de decisão institucional. Como gestora pública, faz parte da rede Columbia Women’s Leadership Network da Columbia University. É mestre em economia pela UFRJ e bacharel em economia pela USP. Durante seu mestrado estudou diferenças de gênero no deslocamento urbano e no acesso ao mercado de trabalho. Foi analista de políticas públicas do ISP-RJ, onde conduziu projetos que visavam aumentar a transparência para a sociedade e o uso de inteligência de dados na atuação das polícias. Anteriormente, trabalhou como pesquisadora no IBGE, como consultora na Equipe de Educação do Banco Mundial e como assistente de pesquisa do J-Pal/MIT.

Maria Eduarda Lacerda Couto

Pernambucana, gestora pública e socióloga. Graduada em Ciências Sociais (UFPE) e mestre em sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UFPE), se especializou nos estudos sobre políticas públicas com ênfase nas áreas relacionadas à Segurança Pública e ao Sistema Socioeducativo. Também se formou como Embaixadora da Juventude pelo Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crimes (UNODC/ONU). Atualmente trabalha como Subsecretária de Planejamento Estratégico na Secretaria de Ordem Pública do Município do Rio de Janeiro (SEOP/PCRJ). Em sua trajetória, destacam-se também os trabalhos realizados no Centro de Pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e na Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Ceará (SEPLAG-CE), em ambos atuando com justiça criminal, segurança pública e defesa social.

Thais de Jesus Custodio

Nascida e criada na Maré, Thais é economista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestranda em Economia Regional e Desenvolvimento pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atuou como pesquisadora no Núcleo de Pesquisa e Monitoramento de Projetos (NUPEM), na Casa Preta da Maré, no Núcleo de Memória e Identidades da Maré (NUMIM), coordenou projetos na área de produção de conhecimento do eixo segurança pública. Em paralelo, representou institucionalmente a Redes da Maré na coordenação executiva do Fórum Permanente pela Igualdade Racial (FOPIR). Atualmente faz parte da coordenação executiva da Rede de Economistas Pretas e Pretos (REPP) e trabalha com orçamento público. Tem interesse em estudos relacionados a criminalidade, segurança pública a partir de evidências, além da discussão orçamentária, sempre trazendo o debate racial para o centro.

Ana Maura Tomesani

Graduada em Ciências Sociais (USP, 2002), mestre em Ciência Política (USP, 2005) e doutora em Relações Internacionais (USP, 2019), tendo cursado disciplinas na Université Laval (Canadá) e feito estágio de pesquisa na Université de Montréal (Canadá). É integrante da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS), do Lepif (Laboratório de Estudos e Pesquisas Internacionais e de Fronteira) e pesquisadora do NUPRI - Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da USP. Faz parte do Grupo de Experts da Global Alliance Against Transnational Organized Crime e da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Foi coordenadora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para assuntos relacionados à segurança pública, participação social e qualidade dos dados. É atualmente pesquisadora consultora do Frameworks Institute para o projeto "Brazilian Criminal Justice Reform" e Colaboradora da Plataforma Laboratório Social.

Laura Talho

Doutoranda em Ciências Humanas - Sociologia pelo PPGSA/UFRJ, é graduada em Direito e mestra em Ciências Jurídicas e Sociais pelo PPGSD/UFF, na linha de pesquisa em Segurança Pública e Administração Institucional de Conflitos. Hoje atua como Assessora Nacional de Advocacy e Ponto Focal para a temática de Gênero no escritório da ONG Visão Mundial no Brasil, organização que atua com programas e projetos de ação humanitária, com foco em crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade. Trabalhou na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, após ter atuado durante 1 (um) ano como trainee em Gestão Pública pela Vetor Brasil no mesmo órgão. Ainda, é cofundadora do Coletivo aBertha, um coletivo feminista que atua com incidência política em prol dos direitos das mulheres e o fim da violência de gênero, com foco em Minas Gerais.