Quem somos

A Rede A Ponte é uma rede de mulheres especialistas nos mais diversos temas de política pública e gestão de mandatos, criada com o propósito de fortalecer a carreira de mulheres na política e aumentar a representatividade da democracia brasileira.

Por que existimos

O Brasil está entre os países com os piores índices de paridade de gênero na política da América Latina. Em 2024, 790 municípios brasileiros não elegeram nenhuma vereadora para suas casas legislativas (dados do TSE, elaborados pela Rede A Ponte). Ou seja, cerca de 15,3 milhões de mulheres brasileiras não têm representatividade política a nível municipal. Ao considerarmos a raça, o quadro é ainda mais desafiador: são 2.870 municípios sem nenhuma mulher negra eleita, um total de 20,1 milhões de mulheres negras sem representação local.

Mesmo após eleitas, as mulheres enfrentam diversas barreiras para seguir uma carreira na política. O isolamento político, a ausência de domínio da linguagem institucional e a falta de equipe para lidar com desafios técnicos são problemas que atingem principalmente as eleitas no começo da carreira política, como vereadoras e deputadas estaduais.

Nossa atuação

Desde 2020, a Rede A Ponte atua para mudar essa realidade, aumentando a representatividade da democracia brasileira através de:

Fortalecimento de Mandatos: oferecemos apoio contínuo a mulheres eleitas no legislativo, através de assessorias individuais, cursos e ferramentas de dados.

Conhecimento: impulsionamos políticas públicas desenhadas com base em dados e referenciadas nos saberes dos territórios, criando metodologias inovadoras para promover novas formas de construir um sistema democrático sensível às desigualdades de gênero e de raça.

Clima e Cuidado: articulamos a agenda de Clima e Cuidado, impulsionando vereadoras e deputadas estaduais a ocupar o vácuo de liderança política a nível local. Ao consolidar uma rede de parlamentares a nível subnacional como protagonistas na elaboração de políticas climáticas assertivas, promovemos o engajamento da sociedade civil na construção de respostas efetivas.

Você já ouviu falar das micorrizas?

Assim como na natureza, onde uma rede subterrânea de fungos conecta árvores, permitindo que troquem nutrientes e mensagens para fortalecerem umas às outras, a Rede A Ponte nasceu com a mesma inspiração: criar conexões que impulsionem o crescimento e o impacto das mulheres na política brasileira. No contexto da democracia, atuamos como essas micorrizas, fortalecendo a atuação das mulheres eleitas e promovendo mudanças estruturais.

O trabalho em rede é o elemento principal da nossa organização. Acreditamos que mudanças capazes de impactar a vida da população em larga escala só são alcançadas através da troca, conexão e participação direta de mulheres com diversidade de origem, formação, raça, idade e território. Atuamos como uma ponte entre dois mundos: conectando o conhecimento técnico e prático das nossas especialistas ao poder de ação das mulheres inseridas na política institucional.

Nossa Rede de Especialistas é composta por mulheres economistas, sociólogas, advogadas, administradoras públicas, comunicadoras, cientistas políticas e outras especialistas comprometidas com o fortalecimento da democracia. Essas mulheres, com experiências na academia, no serviço público, no legislativo e no terceiro setor, acreditam na missão dA Ponte e dedicam seu tempo, de forma voluntária, para apoiar as parlamentares com seu conhecimento técnico.

Equipe

Amanda de Albuquerque

Diretora Executiva

Doutora e Mestre em Economia pelo PUC-Rio e graduada em Relações Internacionais pela UnB, Amanda trabalhou no Ministério do Desenvolvimento Social e coordenou uma pesquisa com o Ministério da Saúde de Moçambique. Também lecionou cursos de políticas públicas e impulsionou a criação do Comitê de Diversidade e Inclusão do Departamento de Economia na PUC-Rio.

claucia-piccoli-faganello-pb

Cláucia Faganello

Coordenadora de Pesquisa

Doutoranda em Administração na PUCRS e mestre em Sociologia pela UFRGS, Cláucia é também Especialista em Gestão Pública Municipal pela UFRGS e Graduada em Direito pela UniRitter. Atuou como docente universitária, consultora multidisciplinar e assessora de movimentos sociais.

Lauana Chantal

Coordenadora de Projetos

Assistente Social, Pós Graduada em Gestão Estratégica em Políticas Públicas. Trabalhou como Assessora Parlamentar no mandato compartilhado "Gabinetona" e no mandato da Dep. Federal Áurea Carolina. É referência em violação de Direitos Humanos, relações étnico-raciais e gênero e articulação com órgãos públicos, organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Faz parte Rede Nacional Feminista Antiproibicionista (RENFA).

Maria Mercadante

Gestora de Projetos

Mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, PUC-SP, UNICAMP), Maria é especialista em Relações Internacionais Contemporâneas pela UNILA e graduada em Relações Internacionais pela UNISINOS.

Rhaysa Ruas

Gestora de Estratégia e Desenvolvimento Institucional

Doutoranda e Mestre em Teoria do Direito pela UERJ, professora, advogada popular e mãe de Luiza Niara e Dandara Manuela. Trabalha na interseção do Direito, Economia Política Feminista e Teoria Social Crítica, sendo seus principais interesses de pesquisa relacionados a estudos de raça e gênero, políticas públicas e regulação estatal. Foi professora da ESS/UFRJ (2022-2023) e pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia/UCSB pela Fulbright (2020-2021). Como advogada e pesquisadora na área de direitos humanos, prestou consultoria para diversas ONGs nacionais e internacionais nos temas de violência contra Defensores de Direitos Humanos e Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Trabalhou como pesquisadora e assistente de advocacy na Anistia Internacional Brasil (2017-2019) e como Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

Stéffane Azevedo

Coordenadora de Comunicação

Jornalista e fotógrafa independente, residente no município de Tefé, Amazonas. Minha atuação profissional concentra-se na cobertura de questões complexas, como os impactos socioambientais, violações de direitos humanos, problemáticas envolvendo povos indígenas, direitos das mulheres e racismo ambiental. Produziu o documentário Politize e Delibera, que explora a realidade da população em situação de rua e o fenômeno do apagão eleitoral. Cursa a pós-graduação em Direitos Humanos no Contexto de Políticas Públicas pela PUC Minas.

Vitória Daier

Assistente de Projetos

Doutoranda em Administração Pública pela FGV-EBAPE, mestre em Economia pela UFRJ e Bacharel em economia pela PUC-SP, Vitoria foi assistente de pesquisa no Climate Policy Initiative. Seus temas de pesquisa são relacionados à educação, mercado de trabalho e gênero.

Vivi Linares

Assistente de Projetos

Cientista Social pela UFF, Viviane tem vasta experiência em coordenação de pesquisa de campo e coleta de dados. Atualmente estuda UX Research, gerencia projetos, prepara entrevistadores e auxilia doutorandos em estudos randomizados.

Tatiana Ruediger

Assistente de Arte e Mídias Sociais

Mestre em Sociologia pelo IESP-UERJ e graduada em Economia pela FGV, Tatiana trabalhou na área de políticas públicas antes de decidir migrar para a área de Artes Visuais. Desde 2019, tem trabalhado como social media, designer, fotógrafa, filmmaker e bordadeira.

WhatsApp Image 2023-02-15 at 12.46.55

Ângela Jardim

Gerente Administrativa-Financeira

Bacharel em Turismo pela UFOP, com MBA em Gestão de Comunicação e Marketing pela USP, Angela trabalhou com todo tipo de eventos por anos, até que migrou para o backoffice, onde continua organizando, planilhando e cuidando das pessoas e do espaço interno.

Lilian Corôa

Assistente de Pesquisa

Ativista das lutas socioambientais, agroflorestais e agroecológicas, defende a valorização dos saberes ancestrais, onde a mulher negra de comunidades tradicionais e da zona rural sejam protagonistas de sua história. Bacharel em Administração Pública pela UNILAB, é Especialista em Urbanismo Social pelo INSPER e em Educação no Campo pela UNEB, e Mestranda no Programa de Estudos Territoriais pela UNEB. É Assistente de Pesquisa do Núcleo de Pesquisa dA Ponte.

Taís Moraes

Assistente de Pesquisa Quantitativa

Mestranda em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP, na área social e do trabalho, e graduada em Ciências Econômicas na mesma instituição. Ampla experiência de pesquisa sobre diversidade no mercado de trabalho e desigualdades socioeconômicas, principalmente gênero e trabalho, domicílios chefiados por mulheres, trabalho doméstico e integração da população negra no mercado de trabalho.

Marina Marques

Assistente de Projetos

Mestra em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da UFMG. Marina é graduada em Economia pela UFJF. Possui Interesses de pesquisa em economia social e aplicada, com ênfase no mercado de trabalho e estratificação social. É Assistente de Projetos da Diretoria Executiva nA Ponte.

Tamara Lopes

Assistente de Comunicação

Jornalista, analista de redes sociais e fotógrafa. É mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará, formada em Comunicação Social - Jornalismo (UFC), especialista em Cinema e Audiovisual e MBA em Comunicação e Semiótica (ambos pela Universidade Estácio de Sá). Trabalha com Comunicação do Terceiro Setor e possui uma abordagem ligada aos Direitos Humanos e Antirracismo.

Conselho Administrativo

Mariana Carvalho

Debora Thome
Presidente

Áurea Carolina

Rodrigo Fiães

Lara Barreto

Conselho Fiscal

Natalie Hoover

Julia Fontes

Voluntárias

Adriana Franco

Adriana é jornalista e comunicadora de causas. É mestra em Gestão de Políticas Públicas pela USP e pesquisa mulheres na política, violência política de gênero e seus impactos para a democracia.
É assistente da área de Programas da Ponte.

Aline Capparelli

Assistente Social formada pela PUC-Rio. Especialista em Família, Infância e Juventude pela UNIFAGOG . Atualmente trabalha na área da saúde mental e direitos humanos . É assistente da área de
Programas da Ponte.

Ana Vaz

Doutoranda, mestra e bacharel em Ciência Política na UnB. Foi professora substituta na UFV em 2022. Trabalha com agenda de partidos políticos, movimentos sociais, eleições, populações indígenas e ciência de dados. É assistente do Banco de PLs.

Fernanda Horn

Internacionalista e especialista em Projetos Sociais e Políticas Públicas, trabalhou em diferentes áreas da administração pública municipal. Hoje, como Trainee em Gestão Pública do Vetor Brasil, atua na esfera estadual. É assistente de Guidelines de Pesquisa da Ponte.

Giulia Gouveia

Mestranda em ciência política e bacharel pela USP. Trabalha no Centro de Direitos Humanos e Empresas da FGV. É assistente na Agenda para Pretas. Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Ciências Sociais pela UFRJ. Atua como pesquisadora e coordenadora adjunta do Laboratório de Eleições, Partidos e Política Comparada (LAPPCOM). É pesquisadora e assistente de coordenação do projeto Mulheres Eleitas.

Isis Tomas

Possui graduação em Filosofia pela UFRRJ e mestrado em Educação pela UEPG e
pós-graduação Lato Sensu em Ciências da Religião e MBA em Gestão de projetos. Atualmente, é doutoranda em Educação pela UFRRJ. Participa ativamente de grupos de estudos e pesquisas, como o "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR - Campos Gerais), "Conjuntura Nacional e Luta Contra o Racismo" e o GT Parentalidade vinculado à UFRRJ. Atua como membro da Comissão de Heteroidentificação da UEPG, desde o ano de 2021. É assistente da área de Programas da Ponte.

Kika Veloso

Bacharela em Direito, mestranda em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros. Pesquisa gênero e direitos das mulheres com atenção especial aos mecanismos de aumento de mulheres nos cargos de decisão e proteção às mulheres na política; pesquisa a democracia radical, emancipação feminina e políticas públicas. É assistente da Maré de PLs da Ponte.

Luma Martins

Cientista Social pela Universidade Federal de Catalão e mestranda em Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente pesquisa como prefeitas atuaram no combate à pandemia de Covid-19. É assistente da área de Programas.

Manaíra Medeiros

Jornalista inquieta, atenta às lutas das minorias, como quilombolas, indígenas, sem-terras negros e mulheres, e com atuação também nas áreas de política e meio ambiente. Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local, especialista em Educação e Gestão e Ambiental, e em concluindo pós-graduação em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global. É assistente do projeto Resumo de Políticas Públicas.

Marcela Belkiss

Mestra em Economia e Desenvolvimento na Universidade Federal de Santa Maria (PPGE&D/UFSM). Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ). Suas áreas de pesquisa são Economia Social e Avaliação de Políticas Públicas. É assistente de Comunicação.

Renata Cirilo

Renata Cirilo é coordenadora de projetos, com onze anos de experiência em gestão e produção de ações com impacto social, tanto no setor público quanto no terceiro setor. Formada em Ciências Sociais pela USP e pós-graduada em produção de textos literários pelo Instituto Vera Cruz e em Perspectivas e Metodologias Participativas para Aprofundamento Democrático pela CLACSO. É assistente do Gabinete Compartilhado.

Tamires Martins

É de Sorocaba-SP e se formei em Relações Internacionais na PUC-SP, onde participou do Tibira - Núcleo de Estudos Internacionais de Gênero e Sexualidade e tive meu primeiro contato com políticas públicas. Atualmente, é voluntária no Vote Nelas SP e faz a Residência em Gestão Pública da Vetor Brasil na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, atuando com a implementação de programas de qualificação profissional. É assistente do Núcleo de Pesquisa da Ponte.