A Rede A Ponte é uma rede de mulheres especialistas nos mais diversos temas de política pública e gestão de mandatos, criada com o propósito de fortalecer a carreira de mulheres na política e aumentar a representatividade da democracia brasileira.
Por que existimos
O Brasil está entre os países com os piores índices de paridade de gênero na política da América Latina. Em 2024, 790 municípios brasileiros não elegeram nenhuma vereadora para suas casas legislativas (dados do TSE, elaborados pela Rede A Ponte). Ou seja, cerca de 15,3 milhões de mulheres brasileiras não têm representatividade política a nível municipal. Ao considerarmos a raça, o quadro é ainda mais desafiador: são 2.870 municípios sem nenhuma mulher negra eleita, um total de 20,1 milhões de mulheres negras sem representação local.
Mesmo após eleitas, as mulheres enfrentam diversas barreiras para seguir uma carreira na política. O isolamento político, a ausência de domínio da linguagem institucional e a falta de equipe para lidar com desafios técnicos são problemas que atingem principalmente as eleitas no começo da carreira política, como vereadoras e deputadas estaduais.
Nossa atuação
Desde 2020, a Rede A Ponte atua para mudar essa realidade, aumentando a representatividade da democracia brasileira através de:
Fortalecimento de Mandatos: oferecemos apoio contínuo a mulheres eleitas no legislativo, através de assessorias individuais, cursos e ferramentas de dados.
Conhecimento: impulsionamos políticas públicas desenhadas com base em dados e referenciadas nos saberes dos territórios, criando metodologias inovadoras para promover novas formas de construir um sistema democrático sensível às desigualdades de gênero e de raça.
Clima e Cuidado: articulamos a agenda de Clima e Cuidado, impulsionando vereadoras e deputadas estaduais a ocupar o vácuo de liderança política a nível local. Ao consolidar uma rede de parlamentares a nível subnacional como protagonistas na elaboração de políticas climáticas assertivas, promovemos o engajamento da sociedade civil na construção de respostas efetivas.
Você já ouviu falar das micorrizas?
Assim como na natureza, onde uma rede subterrânea de fungos conecta árvores, permitindo que troquem nutrientes e mensagens para fortalecerem umas às outras, a Rede A Ponte nasceu com a mesma inspiração: criar conexões que impulsionem o crescimento e o impacto das mulheres na política brasileira. No contexto da democracia, atuamos como essas micorrizas, fortalecendo a atuação das mulheres eleitas e promovendo mudanças estruturais.
O trabalho em rede é o elemento principal da nossa organização. Acreditamos que mudanças capazes de impactar a vida da população em larga escala só são alcançadas através da troca, conexão e participação direta de mulheres com diversidade de origem, formação, raça, idade e território. Atuamos como uma ponte entre dois mundos: conectando o conhecimento técnico e prático das nossas especialistas ao poder de ação das mulheres inseridas na política institucional.
Nossa Rede de Especialistas é composta por mulheres economistas, sociólogas, advogadas, administradoras públicas, comunicadoras, cientistas políticas e outras especialistas comprometidas com o fortalecimento da democracia. Essas mulheres, com experiências na academia, no serviço público, no legislativo e no terceiro setor, acreditam na missão dA Ponte e dedicam seu tempo, de forma voluntária, para apoiar as parlamentares com seu conhecimento técnico.
Apoiar a permanência de mulheres (cis e trans) eleitas na política institucional é nossa aposta para aumentar a representatividade real em espaços de poder, contribuindo para a consolidação da democracia brasileira.
Doutora e Mestre em Economia pelo PUC-Rio e graduada em Relações Internacionais pela UnB, Amanda trabalhou no Ministério do Desenvolvimento Social e coordenou uma pesquisa com o Ministério da Saúde de Moçambique. Também lecionou cursos de políticas públicas e impulsionou a criação do Comitê de Diversidade e Inclusão do Departamento de Economia na PUC-Rio.
Rhaysa Ruas
Gestora de Estratégia e Desenvolvimento Institucional
Doutora e Mestre em Teoria do Direito pela UERJ, advogada popular e mãe de Luiza Niara e Dandara Manuela. Foi professora da ESS/UFRJ (2022-2023), pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia/UCSB pela Fulbright (2020-2021), assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (2019) e assistente de advocacy na Anistia Internacional Brasil (2017-2019). Possui experiência nos temas de violência contra Defensores de Direitos Humanos e Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Seus principais interesses de pesquisa são estudos de gênero e raça e regulação estatal.
Maria Mercadante
Gestora de Projetos
Mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, PUC-SP, UNICAMP), Maria é especialista em Relações Internacionais Contemporâneas pela UNILA e graduada em Relações Internacionais pela UNISINOS.
Lauana Chantal
Coordenadora de Mobilização e Articulação Política
Assistente Social, Pós Graduada em Gestão Estratégica em Políticas Públicas. Trabalhou como Assessora Parlamentar no mandato compartilhado "Gabinetona" e no mandato da Dep. Federal Áurea Carolina. É referência em violação de Direitos Humanos, relações étnico-raciais e gênero e articulação com órgãos públicos, organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Faz parte Rede Nacional Feminista Antiproibicionista (RENFA).
Cláucia Faganello
Coordenadora de Fortalecimento de Mandatos
Doutoranda em Administração na PUCRS e mestre em Sociologia pela UFRGS, Cláucia é também Especialista em Gestão Pública Municipal pela UFRGS e Graduada em Direito pela UniRitter. Atuou como docente universitária, consultora multidisciplinar e assessora de movimentos sociais.
Stéffane Azevedo
Coordenadora de Comunicação
Jornalista e fotógrafa independente, residente no município de Tefé, Amazonas. Minha atuação profissional concentra-se na cobertura de questões complexas, como os impactos socioambientais, violações de direitos humanos, problemáticas envolvendo povos indígenas, direitos das mulheres e racismo ambiental. Produziu o documentário Politize e Delibera, que explora a realidade da população em situação de rua e o fenômeno do apagão eleitoral. Cursa a pós-graduação em Direitos Humanos no Contexto de Políticas Públicas pela PUC Minas.
Ângela Jardim
Gerente Administrativa-Financeira
Bacharel em Turismo pela UFOP, com MBA em Gestão de Comunicação e Marketing pela USP, Angela trabalhou com todo tipo de eventos por anos, até que migrou para o backoffice, onde continua organizando, planilhando e cuidando das pessoas e do espaço interno.
Marina Marques
Assistente de Projetos
Mestra em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da UFMG. Marina é graduada em Economia pela UFJF. Possui Interesses de pesquisa em economia social e aplicada, com ênfase no mercado de trabalho e estratificação social. É Assistente de Projetos da Diretoria Executiva nA Ponte.
Vivi Linares
Assistente de Projetos
Cientista Social pela UFF, Viviane tem vasta experiência em coordenação de pesquisa de campo e coleta de dados. Atualmente estuda UX Research, gerencia projetos, prepara entrevistadores e auxilia doutorandos em estudos randomizados.
Lilian Corôa
Assistente de Pesquisa
Ativista das lutas socioambientais, agroflorestais e agroecológicas, defende a valorização dos saberes ancestrais, onde a mulher negra de comunidades tradicionais e da zona rural sejam protagonistas de sua história. Bacharel em Administração Pública pela UNILAB, é Especialista em Urbanismo Social pelo INSPER e em Educação no Campo pela UNEB, e Mestranda no Programa de Estudos Territoriais pela UNEB. É Assistente de Pesquisa do Núcleo de Pesquisa dA Ponte.
Vitória Daier
Assistente de Projetos
Doutoranda em Administração Pública pela FGV-EBAPE, mestre em Economia pela UFRJ e Bacharel em economia pela PUC-SP, Vitoria foi assistente de pesquisa no Climate Policy Initiative. Seus temas de pesquisa são relacionados à educação, mercado de trabalho e gênero.
Tatiana Ruediger
Assistente de Arte e Mídias Sociais
Mestre em Sociologia pelo IESP-UERJ e graduada em Economia pela FGV, Tatiana trabalhou na área de políticas públicas antes de decidir migrar para a área de Artes Visuais. Desde 2019, tem trabalhado como social media e designer.
Mariana Gomes
Coordenadora de Projeto de Clima e Cuidado
Graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e pós-graduada em Políticas Públicas pelo Insper, atua na pauta de igualdade de gênero desde 2021. Também tem interesse em saúde pública e, mais especificamente em segurança alimentar.
Marcela Lemos
Assistente de projetos
Marcela é professora de sociologia e doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem interesse nas áreas de pesquisa institucional, mudanças climáticas e sistemas alimentares.
Renata Canini
Assistente de Pesquisa da Diretoria Executiva
Doutoranda em Economia pelo Rome Economics Doctorate (RED), Mestre em Economia e Políticas Públicas pela Barcelona School of Economics e graduada em Economia pela PUC-Rio. Com experiência em pesquisa aplicada a políticas públicas, atuou na avaliação de investimentos em infraestrutura e de fluxos de financiamento climático. Atualmente, sua pesquisa concentra-se na economia política, com ênfase no impacto da violência policial em processos democráticos e na confiança institucional.
Cristiane Oliveira
Analista Jurídica
Mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos pelo NEPP/UFRJ, especialista em Direito das Mulheres e Práticas para uma Advocacia Feminista pela PROORDEM e graduada em Direito pela UFF. Advogada popular com atuação em redes e consultoria na área de direitos humanos. Trabalhou em ONGs como DDH e Justiça Global.
Conselho Administrativo
Mariana Carvalho
Debora Thome Presidente
Áurea Carolina
Rodrigo Fiães
Lara Barreto
Conselho Fiscal
Natalie Hoover
Julia Fontes
Voluntárias
Adriana Franco
Jornalista e comunicadora de causa, Adriana tem mestrado em gestão de políticas públicas (USP) onde pesquisou a violência política de gênero. Atua com comunicação institucional em organizações do terceiro setor e segue pesquisando mulheres na política.
Aline Lopes
Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui ampla experiência nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação interna e mídias sociais. Atuou em campanhas eleitorais, desenvolvendo estratégias de comunicação, marketing político e digital, além de gerenciamento de crises.
Aline Capparelli
Assistente Social formada pela PUC-Rio. Especialista em Família, Infância e Juventude pela UNIFAGOG . Atualmente trabalha na área da saúde mental e direitos humanos.
Amia Spineli
Bióloga, mestre em ciências ambientais e atualmente realizando especialização em ATER agroecológica, feminista e antirracista. Possui experiência em organizações da sociedade civil e órgãos públicos em desenvolvimento institucional e gestão de projetos socioambientais, focando suas ações principalmente em planejamento, monitoramento e avaliação de projetos. Atualmente coordena projetos na área de agricultura urbana, periurbana e rurais na Região Metropolitana de Salvador.
Ana Beatriz M. Araújo
Internacionalista pela UFS, Ana foi bolsista editorial em revista acadêmica, membro de projetos voltados ao acolhimento de imigrantes e refugiados e à divulgação cientifica. Atuou também em iniciativas de pesquisa, com experiência em tradução, coleta de dados e publicação acadêmica. Como pesquisadora, atualmente desenvolve estudos nas áreas de direitos das mulheres e teorias feministas, com foco no Curdistão Sírio.
Ariane Andrade
Graduanda em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Pampa. Participou do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbio Sul-Sul, edição Cabo Verde, financiado pelo Ministério da Igualdade Racial, CAPES e SECADI/MEC. Integrante do Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai: Mapeamento, memória, patrimonialização e educação para as relações étnico-raciais. Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi Mocinha), do Coletivo Atinúké e do Colectivo Ubuntu.
Bianca Chaves
Graduanda em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), com interesse em pesquisa sobre a participação das mulheres na política, com foco na gestão e implementação de políticas públicas voltadas à equidade de gênero. Atua no Ministério da Educação, integrando a Coordenadoria Geral de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação Básica.
Cecília Dâmaso
Advogada formada pela PUC-Rio, com ênfase em Estado e Sociedade. Trabalhou com advocacia consultiva na área de direitos fundamentais/direitos humanos, direito criminal e digital. Na graduação, pesquisou, publicou e estagiou nas áreas de direito e novas tecnologias e violência de gênero. Após cruzar a ponte-aérea Rio-São Paulo, trabalhou com economia circular, sustentabilidade corporativa e compliance, ampliando seus campos de atuação. É [inserir função na rede A Ponte].
Fernanda Horn
Internacionalista e especialista em Projetos Sociais e Políticas Públicas, trabalhou em diferentes áreas da administração pública municipal. Atualmente, atua na esfera estadual.
Giulia Gouveia
Bacharel em Relações Internacionais e mestre em Ciências Sociais pela UFRRJ. Atua como pesquisadora e coordenadora adjunta do Laboratório de Eleições, Partidos e Política Comparada (LAPPCOM). É pesquisadora e assistente de coordenação do projeto Mulheres Eleitas.
Isis Tomas
Isis Tomas é doutoranda em Educação, com pesquisa sobre políticas de permanência estudantil, gênero e raça. Possui mestrado em História da Educação e graduação em Filosofia. Atua na gestão de projetos, análise pedagógica e pesquisa acadêmica. Tem experiência em planejamento educacional, justiça social e inclusão. Atualmente, realiza parte de sua pesquisa no ISCTE, em Portugal, como investigadora convidada.
Janaina Ferraz
Profissional com 12 anos de experiência no mercado de trabalho em projetos de responsabilidade socioambiental, marketing e comunicação. Tem 4 anos de experiência no terceiro setor, atualmente, é Líder de Redes e Comunidades na organização social Atados, sendo responsável pela comunicação e mobilização de ONGs e voluntários (as) e a gestão de 5 (cinco).
Jessica Guedes
Formada em Gestão de Políticas Públicas pela EACH-USP e pós-graduanda em Comunicação Política e Sociedade pela ESPM. Há mais de 5 anos trabalha para construir capacidades institucionais na gestão pública.
Joara Barreto
Graduanda em Relações Internacionais na Universidade Federal de Sergipe (UFS), estagiária em projetos e pesquisa. Foi estagiária na Coordenação de Relações Internacionais (CORI/UFS), diretora de projetos da empresa júnior e atuou como redatora e revisora voluntária. Tem interesse no estudo de gênero e na literatura feminina, tendo realizado iniciações científicas na área. Atualmente, também é voluntária no Projeto A Ponte.
Kristianne Veloso
Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros. Bacharela em Direito pelas Faculdades Santo Agostinho em Montes Claros. Pesquisa a Violência Política de Gênero.
Laís Assis Gonçalves
Profissional com experiência em pesquisa, análise de dados e monitoramento de políticas públicas. Possui expertise na formulação de estratégias baseadas em dados, elaboração de relatórios e coordenação de pesquisas de campo.Também realizou levantamento de dados sobre governança e segurança escolar, contribuindo para protocolos públicos, além de desenvolver um programa de liderança jovem voltado ao empreendedorismo.
Livia Guida
Pesquisadora bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com concentração na área de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro e pesquisa acerca de Violência Política de Gênero. Graduada em Direito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/ITR).Redatora voluntária na Politize!. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa " Economia do cuidado e violência patrimonial de gênero" e "Estudo da Origem do Patriarcado ao Feminismo no Século XXI" (UFRRJ/ITR)
Luma Martins
Bacharel e mestre em Ciências Sociais. Tem interesse pela área de políticas públicas, mulheres na política, gênero e saúde pública.
Maria Rita Santos
Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Trabalhou com rotinas administrativas, mediação de parcerias institucionais e internacionalização do ensino superior. Pesquisa processos de securitização, política de drogas e políticas públicas. É redatora no Dicotomia Podcast.
Mariana Carvalho
Internacionalista. Acredita na força da comunicação transformadora para causar impacto positivo e não deixar ninguém para trás.
Melissa Santos
Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e voluntária no Observatório das Desigualdades Étnico-Raciais. Suas áreas de interesse incluem raça, feminismo, política e cultura negra. Atualmente, dedica-se ao estudo da representação de mulheres negras no legislativo.
Micaela Rocha
Nascida em Teresina (PI) de mãe piauiense e pai cearense, é formada em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Pós graduada em Direito Urbanístico, Municipal e Gestão Pública, tem experiência na área de Direito Público, Planejamento estratégico e Licitações e Contratos. Atualmente, trabalha com gestão de Contratos Públicos e vivo em Brasília (DF). Na vida pessoal, adora ler, praticar exercícios físicos, ouvir música e estar com as pessoas que ama.
Patrícia Vasconcellos
Historiadora, professora e mestre em Economia Política Internacional. Ao longo da minha trajetória me envolvi em projetos na área da saúde social, sociologia, antropologia, desenvolvimento, governança global, dentre outros. Atualmente foco meus estudos na área de Sustentabilidade e Mudanças climáticas na conexão com o ensino e a sociedade.
Priscila Stella
Advogada feminista, graduanda em Ciências Socias, mestranda em Política Social, ambos na UFMT, militante pelos direitos das mulheres, direitos humanos em geral e do movimento estudantil.
Rafaella Cosenza
Mestranda em Território, População e Estatísticas Públicas pelo IBGE e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, pesquisa agricultura urbana e políticas públicas.
Ranni Soares
Original de Pernambuco, Ranni Soares mora há 13 anos no Rio de Janeiro. Museóloga e mestranda em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, pesquisadora de Memória, Identidade, Interseccionalidade e Linguagem no Grupo de Pesquisa PRINT da UNIRIO. Há 15 anos trabalhando no Terceiro Setor, já atuou enquanto Coordenadora de Programas e de Articulação e Incidência Política da ONG Luta Pela Paz, além de ter realizado consultorias para o Instituto Marielle Franco para a construção do Centro de Memória e Ancestralidade Marielle Franco. Atualmente é Especialista de Parcerias Institucionais e Filantropia da ActionAid Brasil.
Renata Cirilo
Renata Cirilo é especializada em projetos, com onze anos de experiência em gestão e produção de ações com impacto social, tanto no setor público quanto no terceiro setor. Formada em Ciências Sociais pela USP e pós-graduada em produção de textos literários pelo Instituto Vera Cruz e em Perspectivas e Metodologias Participativas para Aprofundamento Democrático pela CLACSO.
Sofia Guimarães
Consultora de Advocacy para o Terceiro Setor, atuando com temas como saúde mental, direito das crianças e adolescentes, educação e segurança alimentar. Mestra em Sociologia pela Universidade Brasília (UnB), com pesquisas na área de Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia (ESCT).
Tábata Oliveira
Residente em São Paulo/SP, é especialista no monitoramento e avaliação de políticas públicas, possui experiência em advocacy, análise de indicadores e governança. Atuou no setor público, privado e terceiro setor, promovendo políticas estratégicas e inovação social. Possui formação em Ciências Sociais pela UNIFESP e Pós-graduação em Gestão, Governança e Serviço Público pela PUC/RS. Já foi conselheira estadual de saúde, é pesquisadora na área de dados para políticas públicas na UFRRJ e voluntária em iniciativas de impacto social.
Thais O. Guerra
É mestre em Relações Internacionais e especialista em gestão de projetos. Possui mais de dez anos de atuação em organizações internacionais e sociais nas áreas de educação, liderança e equidade. Tem interesse em pesquisa aplicada e gestão de projetos de impacto social.
Victória Nascimento
Victoria Nascimento é nordestina, tem 26 anos e é Internacionalista pela UFS. Tem interesse em temas de Política Internacional, História e América Latina. Atualmente, é graduanda de Ciência da Computação. Aspirante a Desenvolvedora Full Stack e apaixonada por Inteligência Artifical.