26 nov Combate à pobreza e políticas de transferência de renda
A pobreza pode ser considerada como a situação na qual o indivíduo não tem acesso a recursos que lhe permitam suprir suas necessidades humanas básicas. Logo, sua definição exata depende das características particulares de cada localidade e de seus valores culturais. Um aspecto comum a muitos países, especialmente aqueles em desenvolvimento, é o que se denomina armadilha da pobreza: a forma como a sociedade é organizada faz
com que os mais pobres, destituídos de meios para alterarem a própria realidade, permaneçam em condição de privação na ausência de ajuda externa.
Em particular, esse círculo vicioso ocorre quando a possibilidade de crescimento de renda é limitada para os que têm baixa capacidade de poupança, mas consideravelmente maior para aqueles que podem investir no acúmulo próprio de capital humano e, assim, melhorar sua condição de vida. A ausência de concessões de crédito, bem como a falta de acesso à saúde, ensino e saneamento de boa qualidade, contribui para essa situação. Estabelecer formas de mensurar a pobreza não é uma tarefa fácil.
Clique no botão de download acima para ter acesso ao documento completo.
Sorry, the comment form is closed at this time.