28 maio RPP Saúde e Redução da Mortalidade Materna
Saúde e Redução da Mortalidade Materna traz discussões, informações, fontes de dados, exemplos e avaliações de impacto de diferentes políticas públicas relevantes sobre a saúde materna.
A cada dia, cerca de 830 mulheres no mundo perdem a vida devido a complicações relacionadas à gravidez, parto e pós-parto, sendo que mais de 90% dessas mortes poderiam ser evitadas1. No Brasil, a mortalidade materna é um grave problema de saúde pública, com uma taxa crescente nos últimos anos, já que, em 2021, ocorreram cerca de 108 mortes a cada 100 mil nascidos vivos, enquanto que em 2019 essa taxa era de 55 a cada 100 mil nascidos vivos2.
O aumento registrado acima ocorreu durante a pandemia de COVID-19, em que o número de mortes maternas no Brasil a cada 100 mil nascidos vivos subiu em 94%, o que representou um retrocesso para os níveis registrados no início dos anos 2000. Além disso, especialistas apontam para o aumento da subnotificação durante esse período, uma vez que o atestado de óbito pôde ser preenchido sem indicar que se tratava de uma morte materna, ou seja, sem o CID relacionado à gestação.
Clique aqui para saber mais e ter acesso ao documento completo.
Sorry, the comment form is closed at this time.