22 ago Universalização do Acesso a Creches
Universalização do acesso a creches traz discussões, informações, fontes de dados, exemplos e avaliações de impacto de diferentes políticas públicas relevantes sobre creches.
O atendimento incompleto à demanda por creches é uma realidade presente em diversos países, inclusive no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, apenas 36% das crianças de 0 a 3 anos de idade tinham acesso à creche. Essa realidade é mais acentuada na região Norte do país, onde o índice de atendimento é ainda menor, de 19,1%, seguido pela região Centro-Oeste e Nordeste, com taxa de escolarização nessa faixa de idade de 30,4% e 32,2%, respectivamente.
As experiências das crianças entre 0 e 3 anos de idade tem impactos de longo prazo, afetando suas capacidades intelectuais, cognitivas, emocionais e sociais. Crianças que entram em um sistema educacional de qualidade mais cedo têm melhor performance em testes cognitivos e possuem atributos sociais mais desenvolvidos. Efeitos de longo prazo, como probabilidade de alcançar maiores níveis de escolaridade e maiores salários quando adulto, podem ser observados em famílias com diferentes níveis socioeconômicos, sendo, portanto, uma política eficaz para diminuição de desigualdades.
Clique aqui para saber mais e ter acesso ao documento completo.
Sorry, the comment form is closed at this time.